Saiba tudo sobre falha na barba!

  | Leitura: 6 min
29 de novembro de 2021

Alguns homens têm barba, enquanto outros não — e está tudo bem. Mas entre eles, existe uma terceira categoria, que nem todo mundo repara. Estamos falando da classe dos homens com falha na barba.

Se você se identificou, saiba que a barba fica com falhas quando o crescimento dos pelos faciais acontece de forma desigual.

Foi pensando em homens como você que a Reserva preparou este conteúdo especial para explicar as causas da falha na barba, como preenchê-las, a questão do uso do minoxidil e algumas dicas bacanas para quem deseja ter uma barba invejável.

Confira!

Preparamos um guia completo com dicas infalíveis e preciosas para você ter a barba dos sonhos. Clique aqui e confira o conteúdo de como ter uma barba perfeita! 

O que causa a falha na barba?

Segundo os dermatologistas, as causas da falha na barba costumam variar entre as pessoas. Abaixo, você vai descobrir quais são os principais fatores que levam a esse quadro. Veja!

Menor fluxo sanguíneo

O baixo fluxo sanguíneo pode ser a causa da falha da barba nas bochechas. Isso acontece porque os hormônios transportados pelo sangue não chegam ao local na quantidade ideal. Logo, falta estímulo para os fios crescerem.

Herança genética

Todas as características dos pelos do corpo são determinadas pelos nossos genes — inclusive, se os cabelos crescerão de maneira desigual, o que pode agradar quem não usa barba e desagradar quem usa.

Sendo assim, a herança genética é o primeiro fator a se considerar. Se seu pai ou avô tem falha na barba, é possível que você também tenha. 

Má higienização

Deixar de lavar a barba com frequência e com os produtos ideais pode influenciar negativamente o crescimento dos fios. Para fazer a higienização correta, existem soluções específicas, mas você também pode utilizar o shampoo para cabelo.

O importante é ensaboar satisfatoriamente para remover o excesso de oleosidade. Além disso, é fundamental enxaguar bem até retirar todo o produto, de modo a evitar a obstrução dos poros, condição que prejudica o nascimento dos fios.

Como preencher as falhas na barba naturalmente?

Nem sempre é possível preencher todas as falhas na barba de modo natural. Mas algumas mudanças no estilo de vida podem amenizar o problema. Veja o que você pode fazer!

Manter hábitos saudáveis de alimentação

Uma boa alimentação contém vitaminas, minerais e demais nutrientes fundamentais para o crescimento da barba. Por isso, aposte em vegetais coloridos, pois eles têm um ótimo aporte vitamínico.

Além disso, consumir ovos e carnes magras também é fundamental, pois os fios são formados por queratina, uma proteína composta por aminoácidos, incluindo os contidos na carne. Essa substância contém ainda ferro e vitamina B12, nutrientes importantes para a saúde dos fios.

Reduzir o estresse

O estresse está relacionado diretamente com a queda dos níveis do hormônio testosterona, o que pode dificultar o crescimento dos fios. Por isso, buscar formas de aliviar a rotina estressante poderá fazer maravilhas por sua barba.

Dormir bem

Dormir oito horas por noite auxilia na regulagem bioquímica do organismo, incluindo no desenvolvimento dos pelos do corpo, do cabelo e, é claro, da barba.

Passar minoxidil funciona?

A loção de minoxidil é tão famosa que até quem não apresenta queda de pelos sabe para que ela é indicada. Mas será que ela funciona mesmo? Entenda já!

Modo de ação

Ao usar a loção com minoxidil, o pelo é estimulado a nascer e crescer. Isso porque o produto age nos vasos capilares como um vasodilatador. Com a frequência de uso, os folículos pilosos ficam mais volumosos.

Essa é a parte boa, pois indica que o tratamento funciona. No entanto, esse medicamento pode ressecar as áreas em que é aplicado. Sendo assim, é fundamental manter a pele sempre hidratada.

O minoxidil funciona em concentrações que variam entre 02% a 05%. Vale mais uma informação: além de loção, existem as versões em solução e em gel, indicadas para peles acneicas.

Modo de usar

O ideal é aplicar o minoxidil assim que sair do banho. Afinal, nessa hora os poros estão abertos, o que facilita a absorção do produto. O item deve ser aplicado por cerca de três meses. Apenas o dermatologista poderá indicar o tempo de uso exato recomendado para cada pessoa.

Quais são as dicas para quem tem falha na barba?

As dicas abaixo são muito úteis para quem pretende lidar com a barba rala de forma estilosa e inteligente. Confira!

Deixar a barba crescer

Sabia que a barba cresce cerca de 15 centímetros por ano, o que equivale a 1,25 centímetro por mês? Dito isso, a primeira dica é deixar a barba crescer por duas a três semanas.

Após esse período, você vai entender os pontos de falha da sua barba, além de notar se os pelos das regiões em que ela cresce cobrirão as lacunas. Se a resposta for sim, a parte crescida disfarçará a que está sem pelo.

Definir o corte da barba

O segundo passo é definir o estilo do corte da sua barba. Você pode, por exemplo, deixá-la maior nos locais em que cresce mais e fazer um degradê de pelos nas regiões com falha na barba. Assim, as lacunas não serão evidenciadas.

Outro corte que ajuda no disfarce da falha é eliminar toda a barba abaixo do queixo e no começo do pescoço. Dessa forma, haverá um contraste entre ela e a pele.

Definir o corte do cabelo

O corte de cabelo pode ser um truque para tirar o foco da barba rala. Assim, peça para o seu cabeleireiro deixar a lateral do seu cabelo (nas têmporas) em um tamanho semelhante ao da região do rosto com falhas de pelos. A função de tudo isso é dar a impressão de que a falha pertence ao seu estilo. Gostou?

Esperamos que as dicas apresentadas ao longo deste conteúdo tenham sido úteis para você. Se mesmo assim a falha na barba persistir, recomendamos que busque o auxílio de um profissional especializado para indicar o tratamento mais adequado para o seu caso, combinado?

E então, o que achou do conteúdo? Acredita que os truques para esconder a falha na barba podem funcionar com você? Se sim, ajude também os seus amigos compartilhando este post em suas redes sociais!

Antes de ir embora, que tal conferir dicas preciosas de como ter a barba dos sonhos? Preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber.

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.