Tipos de pele masculina: você sabe qual é o seu?

  | Leitura: 4 min
28 de março de 2022
tipo de pele masculina: cuidados

Você já parou para pensar que existem muitos tipos de pele masculina por aí e que cada uma exige um cuidado diferente? Pois é! E engana-se quem acredita que é mera frescura: o maior órgão do nosso corpo precisa, sim, de cuidados especiais.

Mas, antes de partir para a parte dos tratamentos, o mais importante é descobrir em quais dos tipos de pele masculina você se encaixa. Se isso ainda é um mistério para você, fique tranquilo! Nas próximas linhas, nós vamos falar sobre os tipos de pele masculina, como descobrir o seu e quais os principais cuidados. Preparado? Então, continue lendo!

Descubra os tipos de pele masculina

É importante saber que, no geral, existem quatro tipos de pele:

  • mistas;
  • normais;
  • oleosas;
  • secas.

Entretanto, a pele masculina se diferencia da pele feminina. A produção de gordura pelas glândulas sebáceas é duas vezes maior, fazendo com que a maioria dos homens tenha a pele oleosa ou mista.

Essa hipersecreção de sebo faz com que os poros da pele fiquem mais aparentes, facilitando o surgimento de cravos e espinhas. Por isso, ao higienizar o rosto, é importante usar um sabonete específico que controle a oleosidade.

Além disso, com os níveis de testosterona mais altos, a pele do homem acaba sendo mais espessa e densa, trazendo a impressão de ser mais áspera. Isso acontece porque a quantidade de queratina é maior, o que também explica o maior volume e espessura dos pelos no rosto.

Embora muitos homens prefiram usar barba e isso esteja na moda, fazê-la ainda é parte da rotina de muitos outros homens que não são adeptos desse charme. A pele barbeada frequentemente sofre agressões mecânicas causadas pela lâmina do barbeador, que não só tira o pelo, mas também causa microfissuras na camada externa da pele, a epiderme.

Já percebeu que, ao fazer a barba, mesmo que não haja cortes, passar produtos que contenham álcool traz a sensação de ardência?

Conheça boas dicas de cuidado para todos os tipos de pele masculina

Então meu parceiro, se você é artilheiro no futebol, mas não quer ouvir o adjetivo de monstrão fora das quatro linhas, é essencial tomar alguns cuidados básicos com a sua pele. Veja só, não é somente uma questão de estética. Lembre que a pele é um órgão e tem uma função na sua vida, então, cuidar dela vai garantir mais saúde.

Alimentação

Busque deixar de lado comidas industrializadas e gordurosas, e se alimentar principalmente com frutas e legumes. Afinal, muitos deles são ricos em antioxidantes, que protegem a cútis contra as ações do clima, da poluição e de outros fatores nocivos.

Ingestão de líquidos

Aquela cervejinha gelada é uma delícia, mas, quando não puder bebê-la — por exemplo, no trabalho —, beba bastante água. Ao fazer essa hidratação de forma regular, você consegue manter a umidade da sua pele, fornecendo nutrientes essenciais para as células.

Exercícios físicos

A prática de atividades físicas aumenta os batimentos cardíacos e a velocidade da circulação sanguínea, fazendo com que a pele seja mais irrigada e receba mais nutrientes. Assim, ela se torna mais corada e ganha um aspecto mais saudável. Além disso, um futebolzinho com a rapaziada libera hormônios do bem-estar, reduzindo o estresse do trabalho.

Uso de cosméticos

Para alguns homens, utilizar cosméticos pode ser um tabu, porém, as linhas masculinas são mais funcionais para os problemas enfrentados no dia a dia. Então, você que é machão também pode utilizar.

Existem sabonetes específicos para diminuir a oleosidade da pele, assim como alguns esfoliantes que auxiliam no tratamento da foliculite, ou seja, nada de pelo da barba encravado.

Ao fazer a barba, é importante higienizar a pele e utilizar um pós-barba para evitar fungos e bactérias nas microlesões causadas pela lâmina.

Conte com a Reserva

A Reserva não é só uma marca de camisetas. O nosso foco também é a sua saúde e o seu bem-estar. Seja qual for o seu tipo de pele masculina, para cuidar do seu corpo, acesse a nossa coleção de perfumaria e higiene e saiba mais sobre os nossos produtos.

Seja qual for o seu tipo de pele masculina, a gente está junto na missão de mantê-la bem cuidada!

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.