Como performar bem no TikTok

Head de Marketing da plataforma dá dicas de como fazer sucesso utilizando o aplicativo mais baixado de 2020
  | Leitura: 3 min
21 de janeiro de 2021
tiktok

O TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo em 2020. A empresa não divulga números oficiais, mas segundo estimativas, é o 8º com maior número de usuários mensais, e o segundo em número de compras realizadas no próprio app. Números robustos que, mais uma vez, nos fazem perguntar: sua empresa já está no TikTok? Cada vez mais, torna-se tão relevante quanto construir um Instagram de sucesso.

Pensando nisso, conversamos com Kim Farrell, head de Marketing do TikTok para a América Latina, em busca de dicas de como criar um conteúdo relevante na plataforma.

– Estamos vendo mais e mais marcas testando, entendendo como funciona. Meu conselho é não desanimar: tem que postar 20, 30 vídeos pra entender qual o seu nicho, o que ele quer ver – diz Kim, que listou ainda os quatro itens a seguir:

1 – “O grande diferencial do TikTok é que é uma experiência imersiva, tela cheia, com som. Uma conexão muito profunda com a audiência. A audiência está 100% focada no seu conteúdo. Não dá pra você colocar uma coisa que está usando em qualquer outra rede, tem que pensar num conteúdo que realmente vai engajar com as pessoas de lá. A primeira coisa é não enxergar como mais uma plataforma pra desdobrar um conteúdo padrão”.

2 – “A segunda coisa é que o que mais tem que fazer é abraçar a linguagem, que é autêntica, natural. Não precisa ser megaproduzida. Mas não pense em fazer uma propaganda, pense em fazer um conteúdo gostoso de se ver, seja focado no produto ou não. Muitas marcas de maquiagem fazem vídeos mostrando produtos, com musiquinhas. A pessoa quer ver. Ou pode ser que você use pessoas como embaixadores, mostrando a empresa, ou backstage. Você pode misturar as linguagens também. Você precisa participar dos trends, usar as hashtags, usar os sons que estão bombando, então abraçar a linguagem da plataforma. Isso ajuda muito qualquer marca a crescer por lá.”

3 – “A terceira coisa é lembrar que o alcance é baseado na qualidade do conteúdo, não importa quantas pessoas te seguem. Se você tem uma pessoa como seguidor, mas posta um conteúdo incrível, vai viralizar e chegar a muitas pessoas. Sempre uso um exemplo, de um vídeo que apareceu pra mim. Cliquei: “nossa, que legal”. Fui ver quem era, uma pessoa com 100 seguidores. O algoritmo entendeu que o conteúdo era relevante pra mim. Eu mesma tenho uma conta, não é muito grande. Postei, as pessoas acharam engraçado, chegou a 2 milhões de views. É assim que funciona. Nunca teria esse alcance em outras plataformas. Então, não se ligue no número de seguidores, e sim como fazer um bom conteúdo. Um bom conteúdo, com poucos seguidores, chega a milhões de pessoas, essa é a mágica. Você não precisa de seguidor, mas de conteúdo.”

4 – “A última coisa é: o sucesso do conteúdo vai se ver ao longo do tempo, não nos primeiros minutos. É diferente de outras plataformas, em que você posta e já quer saber quantos likes teve, e isso te fala se é um bom conteúdo ou não. No TikTok, você tem que deixar o algoritmo trabalhar. Você posta, dorme, aguarda 24 horas e vai ver. Isso até tira sua ansiedade. Seu conteúdo é bom? Fica tranquilo.”

COMPARTILHE O POST:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *