Empresário bem-sucedido: como a forma com que nos vestimos é essencial para causar uma boa impressão?

  | Leitura: 6 min
29 de novembro de 2021

Você deve saber que o modo como se veste é uma forma de comunicar e causar boa ou má impressão. Para um empresário bem-sucedido, a fórmula da alta performance passa pelo guarda-roupa. Afinal de contas, é muito mais difícil fechar negócios com quem não transmite credibilidade por meio da vestimenta.

Mas nada de pânico. No decorrer deste conteúdo, vamos dar algumas dicas para você mandar bem ao definir o seu dress code sem precisar passar por cima da sua personalidade, apostando em peças confortáveis e estilosas e respeitando o ambiente corporativo, qualquer que seja seu ramo de atuação.

Continue lendo, anote as dicas e prepare-se para ser o homem do ano nos negócios e diante do seu espelho! 

Defina um estilo

A fórmula do sucesso no jeito de se vestir passa antes pela definição do seu estilo. Você pode, sim, levar sua marca pessoal na hora de montar um look para trabalhar ou em uma reunião com o cliente sem ficar engessado.

A dica principal é escolher peças que combinem com você. Isso sem desrespeitar o tipo de ambiente mais formal, é claro, mas comunicando determinação, liderança e personalidade.

Veja, a seguir, alguns estilos e peças que combinam com cada pessoa e que você pode incorporar ao seu guarda-roupa para estar à altura do seu cargo ou negócio. 

Clássico

Adeptos desse estilo são mais conservadores na hora de se vestir. Não gostam de extremos da moda, preferem tons neutros e peças mais estruturadas, como as de alfaiataria. Calças e camisas sociais, blazer, cardigãs e terno são os looks básicos de quem é mais clássico ao compor o look.

Casual

Homens adeptos desse estilo adoram peças práticas, confortáveis, que evocam uma certa informalidade, mas que também caem bem no ambiente corporativo. No guarda-roupa casual tem muita calça jeans, t-shirts e peças em malha.

A dica é combinar uma camiseta com blazer, por exemplo, ou outro tipo de sobreposição. Vale ter boas camisas sociais e tricôs em tons neutros (preto, branco, marinho e bege) para mesclar com outras peças.

Moderno

Está sempre de olho nas tendências da moda e gosta de incorporar isso ao look. Gosta de peças mais urbanas e de inovar mesmo nos momentos mais formais. Curte estampa, cores, jaquetas e cortes pouco tradicionais.

A dica para não ficar fora do tom no ambiente de negócios é mesclar esse tipo de peça com outras mais clássicas. Vale camisa com estampa geométrica e blazer, e outras combinações do tipo.

Esportivo

Lembra muito o estilo casual, com peças práticas, mas tem uma levada para os tecidos mais simples, as peças soltas e muito tênis nos pés. Essas referências isoladas podem não ser muito bem-vistas no mundo corporativo, porém, fazem sucesso se forem combinadas com peças mais estruturadas, tons neutros e até clássicas.

Aposte no conforto

Agora que você já identificou o seu estilo, a segunda dica é apostar no conforto. Afinal, ninguém passa credibilidade e segurança se não estiver confortável com o que está vestindo e, consequentemente, se comportando diante de um cliente ou em uma reunião de negócios.

Acompanhe, abaixo, nossas recomendações:

  • não fuja do seu estilo usando peças que nada têm a ver com você e vão te deixar desconfortável;
  • use o tamanho certo das roupas para que uma camisa não pareça estar explodindo nos braços ou peitoral, ou a calça mostrando o “cofrinho”;
  • escolha sapatos que transmitam credibilidade, mas possam acompanhar você na rotina do dia a dia. Afinal, não dá para visitar um cliente ou levá-lo a um almoço de negócios com o pé doendo e incomodando, concorda?;
  • cuidado com as cores escolhidas para compor o look. Por mais que você tenha seu estilo, certos ambientes pedem mais formalidade e sobriedade. Respeite e deixe para ousar no seu momento de folga;
  • aposte em acessórios que possam compor o visual, de acordo com seu estilo, e ainda ajudem transmitir elegância. Vale um bom par de abotoaduras, óculos escuros, relógio, cintos e carteiras. Mas cuidado, pois um acessório mal escolhido pode destruir um look e passar uma ideia contrastante com o resto da vestimenta;
  • tenha cautela com a situação de suas roupas. Nada de peças amassadas ou em mau estado de conservação. Observe também sua higiene pessoal: corte de cabelo (mesmo que seja em um look desconstruído), unhas e uso de perfume. 

Respeite o dress code para ser um empresário bem-sucedido

Dress code ou código de vestimenta é um conjunto de regras criado a partir de percepções sociais e que dão um indicador do que deve ser vestido em determinado momento. Assim como não se usa uma sunga de praia para ir à missa, por que você usaria a camisa do seu time para uma reunião importante de negócios? Ou aquele jeans rasgado para visitar um cliente importante?

Esses equívocos, sem dúvida, fariam seus possíveis parceiros formar uma imagem negativa a seu respeito. Você poderia passar a ideia de que não dá a devida importância aos negócios ou à pessoa com quem está se encontrando.

Vestir-se bem e causar uma boa impressão tem a ver com respeitar seu estilo e saber adaptá-lo a momentos e situações. Você pode continuar sendo casual ou esportivo em uma reunião em uma grande empresa. Mas use um blazer, escolha uma camisa de tecido estruturado ou troque os tênis por sapato. Agindo assim, vai comunicar elegância, personalidade e respeito.

Como vimos, ser um empresário bem-sucedido passa também por comunicar sua imagem corretamente nos negócios. Ter a oportunidade de causar uma boa impressão pelo modo como você se veste pode abrir ou fechar portas. Logo, o melhor a fazer é adotar o dress code.

Defina seu estilo e aposte nas peças de que gosta, de modo que tenha um guarda-roupa apropriado para frequentar ambientes mais sóbrios e mais descontraídos. Saiba mesclar peças para estar bem-vestido em todos os momentos, respeitando o dress code. Assim, você vai arrasar em qualquer que seja a ocasião.

Agora que você já sabe tudo sobre como causar uma boa impressão na hora de se vestir, que tal conhecer a Reserva e descobrir peças estilosas para compor seu look, hein?

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.