5 dicas de moda para homens gordos

  | Leitura: 6 min
29 de novembro de 2021

Ainda hoje é comum ver por aí homens que, mesmo superantenados na moda, encontram dificuldades no momento de buscar peças que caiam bem e aderir às tendências. Muitos, inclusive, sentem-se receosos ao fazer determinadas combinações.

A verdade é que, embora esse universo esteja se tornando mais democrático e livre para que todos possam se expressar, ainda há quem não se sinta à vontade para imprimir seu jeito e estilo por meio das vestimentas.

Isso, aliás, é especialmente verdade quando falamos de moda para homens gordos. Muitas vezes, eles acabam desanimando, perdem a autoconfiança e até mesmo descuidam da própria aparência. A boa notícia é que não precisa ser assim.

Com alguns truques bastante simples, você pode driblar o conjunto de regrinhas ditado pelo mundo fashionista e dar um up e tanto em suas produções. Quer saber como? Fique de olho nas nossas dicas e torne os seus looks superestilosos!

1. Aposte no uso de acessórios para arrematar o visual

Além de darem aquele verdadeiro tcham em qualquer produção, deixando o visual bastante estiloso, os acessórios, muitas vezes, são até capazes de roubar a cena. Isso porque eles podem funcionar como peças-chave na hora de transformar os looks mais casuais e básicos.

Para os gordos, há um plus: os acessórios são muito bem-vindos por criarem pontos de atenção no look — caso seja essa a sua intenção, é claro.

Mas sempre é bom reforçar que não precisa “disfarçar” nada e nem mesmo desviar os olhares de qualquer eventual “imperfeição”. Portanto, se essa dica não é útil para você, thank u, next.

2. Opte sempre por usar peças do seu tamanho

Em se tratando de moda para homens gordos, um ponto que a gente não pode deixar de fora é a importância de sempre investir em roupas que realmente sejam do seu tamanho.

Ainda que esse não seja um deslize seu, acredite: muitos insistem em comprar peças de tamanhos inadequados — seja pelo receio de vestir algo que fique apertado e acabe por limitar a mobilidade, seja pelo medo de deixar os quilos a mais em evidência.

É justamente por esses motivos que muitos optam pelas numerações maiores. Isso acaba gerando um impacto negativo na produção e, por vezes, passa até um ar de desleixo.

Se você se preocupa com tornar o sobrepeso aparente, saiba que algumas “saídas” podem causar o efeito oposto. Roupas largas demais, ao contrário do que muita gente imagina, geram a sensação de que as pessoas gordas estão mais gordas do que elas realmente são.

Resolver esse impasse é muito simples: basta usar peças correspondentes à sua numeração. A dica não se aplica só a camisetas e camisas, ok? O mesmo é válido para bermudas, shorts, calças e as demais peças do vestuário.

3. Prefira as listras verticais

Se você gosta de listras verticais — e o fato de elas evidenciarem a região abdominal e darem aquela “achatadinha” não é um problema —, pule para a próxima dica.

Afinal, a gente não tem qualquer pretensão de reforçar regrinhas de moda para homens gordos — como se o único objetivo que rapazes acima do peso devessem buscar nos looks fosse alongar a silhueta. Longe disso.

Apenas se você estiver a fim de fazer sua silhueta parecer mais longilínea, é interessante investir nas peças com listras mais fininhas e verticais, pois elas ajudarão nessa missão. Uma boa pedida — muito elegante, aliás — é a risca de giz.

Nesse caso, você poderá tirar a linha da cintura do centro dos olhares. Ao optar por tonalidades mais escuras — como o grafite, o preto e até o azul —, será ainda mais bem-sucedido.

4. Lance mão de um bom blazer

Mais uma dica de moda para homens gordos — para lá de elegante, vale dizer — é investir em um bom blazer. Prefira aqueles bem versáteis e que, ao mesmo tempo, trazem um ar de sofisticação a qualquer visual. Pode ser interessante apostar nos modelos mais levinhos, mas sempre com atenção ao tecido e à qualidade.

Além de evitar tecidos mais pesados, outra sugestão é privar-se daqueles que só têm dois botões. Isso porque eles poderão marcar a região que talvez você não queira evidenciar.

Se esse for o caso, uma boa aposta são os blazers com três botões. Porém, opte por abotoar apenas os dois primeiros, deixando o último aberto. Essa dica simples vai criar uma proporção bacana entre a barriga e o torso.

5. Vista o que te faz bem

Para o fim, deixamos a dica mais importante de todas — aliás, é muito mais que uma mera sugestão. Embora existam alguns truques de estilo que ajudam a disfarçar a saliência do corpo, lembre-se de que nenhum deles precisa ser seguido para você se sentir bem-vestido, estiloso e elegante.

Afinal, você não precisa parecer ter alguns quilos a menos para simplesmente se encaixar em um padrão de beleza imposto pela sociedade. Tampouco deve se privar de uma peça de que gosta só porque os fashionistas de plantão dizem que ela não cai bem em você.

Os truques do mundo fashion só devem ser adotados por quem assim decide fazê-lo. Fundamental mesmo é se sentir bem em sua própria pele e confortável com o que veste, independentemente do que o universo da moda dita.

E então, o que achou das dicas de moda para homens gordos? Sinta-se livre para dispensar qualquer uma delas — se assim desejar. Afinal de contas, a moda jamais deve ser um instrumento de repressão. Muito pelo contrário, ela é um meio de expressão. Portanto, vista-se de si mesmo e sinta-se incrível do jeito que você é.

Você, que é interessado por moda, gostaria de ler outros conteúdos como esse? Se sim, assine agora mesmo nossa newsletter e receba dicas exclusivas e superúteis diretamente em seu e-mail!

COMPARTILHE O POST:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *