Conheça 10 opções de roupas para homem baixo

  | Leitura: 7 min
29 de novembro de 2021

Tom Cruise, Bruno Gagliasso, Bruno Mars, Dustin Hoffman e Kevin Hart: o que esses famosos têm em comum? Todos eles são homens baixos e muitas pessoas se surpreendem ao saber disso, pois imaginam que eles são bem mais altos. Quer saber o segredo para isso? Simples: a escolha correta das peças de roupas.

Sim, o visual correto é capaz de dar a impressão de silhueta alongada. Do mesmo modo, alguns looks podem destacar a falta de altura ou, ainda, dar a sensação de que o homem é ainda mais baixo.

Se você também quer conseguir o efeito de parecer mais alto, não deixe de ler este post. A seguir, você vai ver dez sugestões incríveis e muito fáceis de serem adotadas no seu dia a dia. Confira!

1. Escolha peças com cores semelhantes

Ao compor um visual com peças da mesma cor ou com tonalidades parecidas, temos a impressão de continuidade. Ou seja, a silhueta parece ser mais verticalizada. Entretanto, quando há muito contraste entre as roupas, temos a sensação de “cortes” na altura, fazendo com que você pareça mais baixo.

Quer alguns exemplos? Uma calça casual marrom clara fica ótima com uma camisa bege, palha, off-white ou, ainda, de cor igual à da calça. Para um evento mais formal, um look de calça social preta com uma camisa preta ou grafite também fará você parecer mais alto.

Lembra que comentamos sobre os cortes na silhueta? Para evitar esse tipo de erro, use um cinto da mesma cor da calça.

2. Jogue a atenção para a parte de cima

Há um truque ótimo para os dias em que você não quiser usar todas as peças com a mesma cor: dê preferência aos tons escuros para a parte de baixo do seu corpo. O motivo é bastante simples. As cores claras chamam mais a atenção, além de darem a impressão de amplitude.

Então, ao colocar uma camisa clara e uma calça escura, o olhar será atraído para a parte superior do seu corpo, alongando a sua silhueta. Isso significa que você pode muito bem usar a combinação clássica de jeans e camiseta ou camisa branca, desde que a calça tenha uma lavagem mais escura.

3. Não deixe tecido sobrando

Não há como negar que roupas largas são muito confortáveis. Porém, elas prejudicam muito o visual. Isso acontece porque o excesso de tecido acrescenta volume nos lugares errados, como barriga e extremidade das pernas e dos braços.

As roupas não devem ser largas nem justas em excesso. Aliás, um bom corte deixa qualquer visual mais elegante. Se for necessário, leve as suas peças a uma costureira para ela fazer ajustes.

Sempre que falamos em ajustar roupas, muitos pensam que estamos nos referindo apenas ao comprimento das barras das calças e das mangas das camisas. Mas o correto é deixar a peça com um bom caimento em todas as medidas, como largura das pernas, braços e costas.

4. Aposte na gola em “V”

A famosa gola “V” ajuda muito a dar a sensação de mais altura em homens baixos. Além disso, geralmente são mais elegantes que a gola redonda ou canoa. Contudo, tenha o cuidado de não exagerar na profundidade da gola “V”.

Camisas com dois ou três botões abertos (desde que em ambientes descontraídos) e camisas polo também dão esse efeito.

5. Acerte na hora de usar gravata

Se o seu trabalho não exige o uso da gravata, prefira não utilizá-la. Isso ajuda a alongar o corpo. Entretanto, nas ocasiões em que ela for necessária, escolha um modelo slim, pois os mais largos alargam o dorso e achatam o corpo. Os modelos mais estreitos mantêm as proporções do corpo.

Outro ponto importante é o comprimento da gravata. Independentemente da altura do homem, ela deve terminar no início da fivela do cinto. Tenha cuidado para que ela não fique nem curta, nem comprida demais.

6. Prefira calçados neutros

Sapatos com cores mais neutras e discretas como marrom e preto deixam o visual mais elegante. Eles são ainda mais favoráveis se você é um homem baixo, pois diminuem o contraste com a calça, dando a impressão de alongamento das pernas.

Como é impossível viver de calça o tempo todo, quando usar bermudas, opte por calçados que combinem com o seu tom de pele, aproveitando o efeito de baixo contraste. Em relação ao cano, prefira que fique abaixo do tornozelo para ter a sensação de pernas mais longas.

7. Use o blazer em seu favor

Há diversos tipos de blazers no mercado. Então, você pode encontrar modelos para todas as ocasiões, desde as formais até as mais informais. Há uma categoria que cai muito bem para homem baixo, chamada de short jackets.

As lapelas são mais estreitas, mudando o visual da largura dos ombros. Esse tipo de lapela (também chamada lapela de pico) diminui a largura do dorso, dando a aparência de verticalização. Além disso, esse modelo tem mangas de largura menor, dando a impressão de que os braços são maiores. Quanto mais longos os seus braços parecem, maior é a sensação visual de altura.

8. Preste atenção nos acessórios

Já comentamos que o cinto deve ser da mesma cor da calça para não dividir o corpo nem fazer você parecer mais baixo, mas as meias também merecem atenção. O ideal é que elas sejam da mesma cor, ou da tonalidade mais próxima possível, da calça ou dos calçados, especialmente em trajes sociais. Além disso, deixe para usar meias brancas apenas com tênis esportivo.

Lembra que comentamos sobre a altura do cano dos calçados? Uma dica excelente é usar meias invisíveis, isto é, que não aparecem no tornozelo. Desse modo, ampliam a sensação de comprimento das pernas.

9. Ganhe amplitude com listras verticais

As listras verticais são um ótimo truque para ganhar alguns centímetros, além de tornarem o visual ainda mais sofisticado. Camisas, jaquetas, camisetas e ternos com riscas em tom sobre o tom de fundo são sempre uma excelente opção. Falando em estampas, as muito grandes jogam contra você. Então, escolha sempre as mais discretas.

10. Evite calças de cintura baixa

Esse modelo de calça dá a impressão de pernas mais curtas. Exatamente o oposto do que procuramos, certo? Logo, escolha sempre calças de cintura média ou alta. Assim, as proporções do seu corpo ficam equilibradas.

Como você viu, é possível ficar elegante e alongar a silhueta de um homem baixo com as peças certas. Com as dicas deste post, tornou-se ainda mais fácil montar o seu visual. Desse modo, você ficará mais confortável e, ainda, estará sempre com um look de muito estilo.

Quer mais dicas para o seu visual? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as nossas publicações. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn.

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.