Quais cores de terno todo homem deve ter no armário? Confira

É bem verdade que ter um bom terno em casa é essencial, mas você já se perguntou quais cores de terno são as mais indicadas? Em ocasiões de maior formalidade ter peças de diferentes cores é fundamental para criar bons visuais. Por isso, preparamos um post mostrando quais cores de terno todo homem deve ter no armário.
  | Leitura: 6 min
7 de fevereiro de 2022
Cores de terno para ocasiões formais

É bem verdade que ter um bom terno em casa é essencial, mas você já se perguntou quais cores de terno são as mais indicadas? Em ocasiões de maior formalidade ter peças de diferentes cores é fundamental para criar bons visuais. Por isso, preparamos um post mostrando quais cores de terno todo homem deve ter no armário.

Trata-se de uma dúvida extremamente comum por parte do público masculino, mas que pode ser solucionada com um pouco mais de informações e conhecimentos, que permitirão a aquisição de costumes que apresentem mais relevância e versatilidade. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema.

Por que ter um terno?

Antes de mais nada, é muito importante entender que ter um terno é uma escolha extremamente inteligente para o armário de qualquer homem. Aliás, se for possível, o ideal é contar com dois ou três, de cores diferentes, como veremos a seguir. Tenha certeza de que se trata de uma aquisição essencial, com excelente custo-benefício.

São muitos os benefícios, como a possibilidade de não ter que alugar trajes para situações formais ou de estar preparado para enfrentar ocasiões importantes, como ser padrinho de um casamento, uma reunião no trabalho ou uma entrevista de emprego. Essa é uma ótima sensação, que traz impactos positivos na sua autoconfiança e autoestima.

Quais cores de terno todo homem deve ter no armário?

Agora, vamos falar mais especificamente sobre quais as principais cores de terno todo homem deve ter no armário. Acompanhe.

Azul-marinho

Para muitos especialistas, o azul-marinho é a cor de terno que não pode faltar nunca no armário de um homem. É um verdadeiro coringa, que pode ser usado em diversas ocasiões, sendo formal o suficiente para a noite ou despojado para eventos diurnos, especialmente quando combinado com camisas claras e sem gravata.

Com um bom corte e tecido de qualidade, a peça se tornará um símbolo de elegância para você. Os sapatos que se mostram mais adequados são o preto e o marrom, o que confere ainda mais estilo. Para quem pretende usar no dia a dia, como no trabalho, tonalidades mais claras são perfeitamente aceitáveis, sobretudo em climas quentes.

Preto

Não tem jeito: o terno preto sempre será o mais clássico, mesmo que o mercado esteja oferecendo diversas opções para os homens modernos. No entanto, você não pode abrir mão de um exemplar da cor, pois efetivamente é uma das peças fundamentais para o guarda-roupas de qualquer homem que preza pela elegância.

Para melhores resultados, não se esqueça de apostar nas melhores marcas, escolhendo um modelo ajustado e com um caimento perfeito no seu corpo. Para quem deseja transparecer um ar moderno, combinar com camisas escuras e gravatas slim parece ser um bom caminho. Em eventos formais, o sapato preto será o seu parceiro inseparável.

Cinza

O cinza também figura entre as cores de terno que todo homem deve ter no armário, tendo em vista que consegue unir versatilidade e elegância na medida certa. Pode ser de um tom mais aberto ou mais escuro, lembrando que nuances mais claras, mais uma vez, costumam ser muito recomendáveis para quem mora em locais de muito calor.

Uma tática muito interessante é combinar com camisas também acinzentadas e gravata preta, por exemplo. Sobre os sapatos, as escolhas mais clássicas nos direcionam para o preto e o marrom, que ficam com um destaque perfeito. Vem sendo uma alternativa muito buscada para casamentos mais informais, como no campo e na praia.

Quais as principais dicas para escolher um bom terno?

Para terminar o conteúdo, vamos dar algumas dicas para você escolher um bom terno, independentemente da cor em questão. Veja.

Preste atenção ao corte

Uma das mais relevantes dicas para escolher um bom terno consiste em prestar atenção ao corte. Afinal, por mais que a cor seja linda e o tecido de qualidade, o resultado não será dos melhores se as peças não estiverem bem ajustadas ao seu corpo. É imprescindível que não haja a sensação de que tudo está largo ou apertado demais.

Busque formas harmoniosas, com conforto e sem exageros O paletó deve estar ajustado aos ombros e as mangas devem estar exatamente na linha entre as mãos e os antebraços. Já a barra da calça deve cobrir o sapato, mas sem formar dobras. Enquanto os mais magros se dão bem com modelos slim, os mais cheinhos devem priorizar os tradicionais.

Conheça os principais tipos

Falando em modelos de ternos, é muito importante que você conheça os principais tipos disponíveis no mercado de hoje. É recomendável, antes de comprar, vestir cada uma das opções, de forma que você possa checar qual faz mais a sua cabeça. O italiano é um clássico, no qual as peças ficam mais ajustadas e o casaco acinturado.

Já o inglês tende a ser uma aquisição indicada para os mais sóbrios, tendo um paletó largo e com duas fendas na parte de trás, combinando com vestimentas e sapatos sociais. Também temos o modelo americano, bastante tradicional e conhecido dos homens brasileiros, com seu visual mais reto, sóbrio e retangular.

Não se esqueça de bons sapatos

Por fim, não dá para falar em ternos sem falar de sapatos. Muitos especialistas em moda não hesitam, inclusive, em afirmar que é a peça mais importante do visual de um homem. Sendo assim, se a sua ideia é apostar na formalidade, não há outra opção que não seja o uso de calçados sociais, preferencialmente da mesma cor do conjunto escolhido.

Os mais modernos, por outro lado, vêm ousando com o emprego de ternos e tênis, mesmo os com visual mais urbano. No entanto, você só deve fazer isso se o seu estilo for arrojado e combinar com sua personalidade. Um meio termo é a utilização de mocassins, que propiciam mais conforto e um ar despojado, mas sem perder a elegância.

Agora você já sabe as cores de terno que todo homem deve ter no armário. Avalie suas preferências e escolha logo um modelo que combine com você!

Gostou de aprender quais cores de terno todo homem deve ter no armário? Então, compartilhe livremente este post em suas redes sociais!

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.