Dockside: veja como usar esse sapato e ganhar estilo!

  | Leitura: 6 min
13 de abril de 2022

Se você gosta de uma boa peça coringa, que combina com várias roupas e tem um toque atemporal, vai curtir o dockside. Esse sapato que tem décadas de história, agora volta como um dos preferidos das trends masculinas. Aliás, isso não é à toa, já que ele confere estilo e fica bem em diferentes looks ao longo do ano.

No post a seguir, confira o que é exatamente o dockside e como se diferencia de um mocassim. Veja, também, algumas dicas de como aplicá-lo em seu dia a dia. Boa leitura!

É fã de calçados? Confira a seleção de tênis, sapatos e sandálias feita pela Reserva!

Afinal, o que é dockside?

Antes de falarmos de dockside, precisamos compreender o Sperry Top-Sider. Criado na década de 1930 por Paul Sperry, que tinha feito parte da marinha americana, o sapato foi desenvolvido para dar mais firmeza aos marinheiros. Patenteado, logo fez sucesso entre esse público-alvo e também no vestuário urbano.

Já na década de 1970, a empresa Sebago criou seu próprio modelo, chamando-o de dockside. Além disso, esse tipo de sapato também é conhecido por boat shoes e deck shoes, mas todos se referem ao mesmo tipo: um modelo aberto, costurado na biqueira, com solado sulcado e o característico cadarço de couro.

Hoje, o dockside foi repaginado para permitir mais cores e estampas, o que lhe conferiu um ar retrô e, ao mesmo tempo, moderno, caindo na graça dos homens estilosos.

Dockside é o mesmo que mocassim?

Não. A diferença básica entre os dois modelos é que o mocassim não tem cadarço. Mas além disso, há outros pontos a observar:

  • o dockside é inspirado em mocassins, mas seu formato é mais quadrado no bico;
  • o solado do dockside é grosso e aparente, já o do mocassim é fino e discreto;
  • ambos têm costuras expostas que vão das laterais até a frente.

Como usar o dockside no seu dia a dia?

Agora que você sabe as diferenças entre o mocassim e o dockside, confira como usar este último em seu dia a dia!

Comece pelo básico

Se você não tem segurança para criar looks mais ousados, ou mesmo experimentar modelos coloridos, comece pelo básico. Ou seja, o clássico calça jeans e camiseta com um dockside claro, como em tons de cinza. Não tem como ficar ruim!

Aliás, você pode usar essa combinação em diferentes ocasiões. Por exemplo, ela é adequada tanto para um passeio no shopping com a família, quanto em uma volta na praia à noite, seguida de um bom drink.

“Ah, mas eu não quero parecer básico demais”. Tudo bem. Para isso, existe uma grande variedade de camisas polo, que podem trazer cor ao visual sem perder a sofisticação.

Use as cores a seu favor

Usar apenas cores neutras no dockside, como marrom e bege, é uma prática que ficou para trás. Afinal, o sapato foi remodelado e voltou às tendências exatamente por ser agora mais moderno.

É claro que você continua encontrando opções neutras e discretas, mas existem outras possibilidades. Por exemplo, você pode encontrar um dockside todo verde, ou ainda, azul royal para quem adora atrair olhares. Já para quem busca ser original, o dockside com solado de cor diferente pode ser a melhor escolha.

Combine com bermudas

Sabe aquele look coringa de verão, que é sofisticado e descolado ao mesmo tempo? Pois então, você pode montá-lo com o conjunto:

Nesse caso, você tem várias peças a seu favor. Por exemplo, pode usar bermuda jeans, de moletom ou de linho, conforme a formalidade de aonde você vai. Já para a camiseta, serve a tradicional básica de algodão, mas, se você quiser um look mais ajeitadinho, aposte na manga curta Oxford sem medo.

Escolha opções neutras

Apesar de aparecerem coloridos, é importante identificar quando é a melhor hora para docksides neutros. Por exemplo, no outono e primavera, vale usar esse modelo com cores mais discretas para combinar com tons da estação, como marrom, verde e bege. Além disso, é um momento em que você também pode usar o dockside com jaqueta esportiva ou blazer.

Monte um look com calças

Além da combinação perfeita de dockside com bermuda, esse sapato fica muito bem com calças. Porém, é preciso cuidado. Por exemplo, sendo informal, ele não é para ser usado com alfaiataria, mas você pode combiná-lo com a leveza do linho ou a atemporalidade do jeans.

Nesse caso, é importante que a calça fique corretamente ajustada no corpo, para não sobrar tecido nas pernas ou ficar colado demais, já que o dockside não é um sapato “pesado”, ficando destacado e ajustado nos pés. Além disso, você pode usar o truque de dobrar a barra da calça para deixar as canelas à mostra e criar um look mais descontraído.

Dispense as meias

O dockside é um sapato com inspiração naval. Ou seja, nunca o use com meias. Por isso, ele também não é uma boa escolha para lugares muito frios ou úmidos. Nesse sentido, prefira aproveitá-lo no verão e nas estações intermediárias, quando você pode combiná-lo com roupas leves.

Outro cuidado é se for adotar o look no trabalho. Se a sua empresa não tem um dress code e trabalha em um setor informal, tudo bem. Mas se você está em um ambiente mais corporativo e sério, o dockside não é uma opção, por não montar looks formais.

Crie um look urbano

Dependendo do seu estilo, o dockside garante muitas combinações diferentes com outras peças. Por exemplo, para o trabalho, a boa combinação com calça, camisa e relógio é super adequada. Já para um almoço com os amigos, a bermuda com camiseta complementada com um chapéu panamá é perfeita para o verão. Para um jantar descontraído no outono, vale trazer a jaqueta em tons beges ou cardigã preto, com calças escuras e, até, lenço de tecido no pescoço.

Dockside, boat shoes, deck shoes… Não importa o nome, você vai encontrar várias possibilidades de composição com esse sapato coringa, que foi criado há décadas e retorna hoje como uma tendência. Casual e cheio de estilo, você consegue explorar looks informais, mais sofisticados ou, até, básicos, seja em um ambiente de trabalho ou na hora de sair com os amigos. Para isso, basta fazer a combinação certa seguindo nossas dicas e contando com o dockside que tem a sua cara!

Gostou das dicas? Aproveite e confira a coleção de docksides que a Reserva traz para você e descubra qual modelo atende melhor o seu dia a dia! 

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.