Estilo retrô: como reviver a moda de outros tempos com atitude

Se você foi adolescente nos anos 80 ou 90, provavelmente, torceu o nariz para as roupas que seu pai e seus avôs usavam, certo? Afinal, com certeza elas tinham um estilo mais tradicional e você talvez buscasse algo moderno ou, até, punk. Mas agora, o estilo retrô está em alta e muito desse guarda-roupa antigo pode ser aproveitado de forma atual e interessante. 
  | Leitura: 6 min
14 de março de 2022

Se você foi adolescente nos anos 80 ou 90, provavelmente, torceu o nariz para as roupas que seu pai e seus avôs usavam, certo? Afinal, com certeza elas tinham um estilo mais tradicional e você talvez buscasse algo moderno ou, até, punk. Mas agora, o estilo retrô está em alta e muito desse guarda-roupa antigo pode ser aproveitado de forma atual e interessante.

No post a seguir, saiba as características do estilo retrô e confira alguns exemplos de figurinos que podem inspirar você. Além disso, veja as peças coringas para você usar e aprenda como montar o look ideal. Boa leitura!

A elegância do estilo retrô nos tempos modernos

Quando pensamos em estilo retrô, imediatamente lembramos do século passado, com homens usando ternos, suspensórios e o melhor do visual dândi, visto em astros dos anos dourados de Hollywood, como Clark Gable. Além disso, o conceito está intrinsecamente ligado à sofisticação e a ideias de um homem seguro e estiloso.

Contudo, não é só isso. Hoje, o retrô também faz alusão a qualquer peça de décadas passadas, que esteve na moda e agora é retomada. Nisso, inclui-se a famosa jaqueta de couro dos anos 50, além das calças jeans de cintura alta com camisas xadrez do início dos anos 90. Dessa forma, o retrô apresenta um mix de características.

  • Paleta limitada a poucas cores, com tons marrons e claros num visual mais antigo, ou neutras e escuras, como branco, cinza e azul para algo mais moderno. Cores quentes podem estar presentes em detalhes e estampas.
  • Tecidos sofisticados, como linho e camurça compõem alguns itens, que podem ser mais descontraídos em opções diferentes, como o veludo. Já o jeans, o linho, a flanela e a sarja são outras opções populares.
  • Estampas lisas ou características de uma época, como risca de giz ou xadrez.
  • Uso de acessórios, especialmente de caráter antigo ou com design retrô como as roupas.
  • Estampas de marcas e sapatos específicos, como o tênis esportista, para quando se quer lembrar um visual moderno mais recente.

Estilo retrô é a mesma coisa que vintage?

Não exatamente. O vintage remete ao uso de roupas que realmente eram das décadas passadas, como a calça do seu avô que você tirou do fundo do baú. Além disso, são peças encontradas em brechós, por exemplo, ligadas a esse visual antigo, mais do começo do século.

Já o retrô remete a um visual antigo, mas não significa usar peças usadas e literalmente do começo do século, podendo ser novas e estarem relacionadas ao relançamento de peças de épocas passadas, como os jeans oitenteiros.

De toda forma, os dois conceitos estão muito interligados e, com o passar do tempo, a moda mais recente também vai se transformando em retrô e vintage. Por isso, é um estilo que, apesar de recuperar o antigo, sempre vem se modernizando.

Séries com figurino retrô: conheça alguns exemplos que podem inspirar você

Para se inspirar no estilo retrô, nada melhor do que checar alguns visuais interessantes. A seguir, confira algumas séries que apostam nesses looks para ter as suas ideias!

Mad Men

Com 7 temporadas, ela retrata a década de 1960 em Nova York, onde Don Draper (Jon Hamm) é um publicitário de sucesso que procura manter sua relevância no mercado, diante da concorrência de outras agências e das mudanças na sociedade da época.

Downton Abbey

Com seis temporadas, a série acompanha os dramas da família aristocrata Crawley, na mansão inglesa Downton Abbey, na década de 1910. Com vários protagonistas masculinos, como Matthew Crawley (Dan Stevens) e Robert Crawley (Hugh Bonneville), há muitas inspirações para looks do melhor do século XX.

Peaky Blinders

Com cinco temporadas, a série conta a história da família Shelby, cujos membros são gângsters, que atuam na Inglaterra em 1919. Seu protagonista, Tommy Shelby (Cillian Murphy) é um dos melhores modelos do figurino da época para você se inspirar.

As peças que não podem faltar no estilo retrô e como montar seu look ideal

Agora que você sabe um pouco mais do estilo retrô, pode montar seu look com peças coringas. Veja algumas delas a seguir!

Peças de alfaiataria

Roupas de alfaiataria são regra para quem quer um look retrô. Afinal, elas recuperam toda a elegância do começo do século XX com um ar moderno. Nesse caso, só é preciso cuidado com a ocasião para não parecer tão formal.

Jaqueta de couro

A jaqueta de couro recupera os anos 1950, mas nunca deixa de ser moderna. Confortável, estilosa e clássica, você pode apostar no tradicional modelo preto ou cores mais claras, como o caramelo ou o chocolate.

Colete

Quem gosta de roupas antigas, com certeza, se lembra do colete. Usado com terno, agora ele se torna uma peça com personalidade própria, que pode ser combinada com uma bela camisa de linho e jeans escuros.

Suéter

Uma peça incrível de meia-estação, o suéter é atemporal e elegante, permitindo tanto cores escuras e terrosas, quanto tonalidades mais alegres, que pode ser a forma ideal de trazer um pouco de cor para um visual mais clean.

Camisa xadrez

Famosa nos anos 90, a camisa xadrez retorna como uma opção retrô versátil. Afinal, é perfeita tanto para usar como peça única quanto para sobrepor combinações. Em tons claros, ela pode modernizar o look retrô em conjunto com peças bege. Já em tons escuros, como azul, fica perfeita para fazer par com uma camiseta branca.

Além de saber escolher as peças retrô, é importante seguir alguns cuidados para tornar o visual melhor.

  • Aposte em acessórios que confiram charme ao visual, incluindo suspensórios, boinas e luvas de couro no inverno.
  • Não use calças justas, preferindo os cortes ajustados ao corpo ou mais soltos.
  • Considere a combinação das peças para conferir se combinam com o conjunto e a imagem que você quer passar.
  • Aposte em sobreposições para modernizar o retrô ou garantir ainda mais estilo.

O estilo retrô volta com tudo, e você pode aproveitar todas as vantagens dele para criar composições únicas, sofisticadas e criativas, reformulando o antigo no moderno. Para isso, vale a pena seguir algumas inspirações e buscar peças coringas que se adequem ao seu estilo e rotina. Além disso, siga os cuidados que passamos para acertar no visual e aproveitar essa tendência, seja de forma mais moderna, seja vintage.

Gostou do post? Siga a gente no Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Twitter para acompanhar mais novidades!

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.