Homens mais velhos: como manter um estilo sofisticado?

Você está na casa dos 40, 50 ou 60 e já ouviu que homens da sua idade não sabem se vestir? Confira no post como isso é mito e veja algumas opções que podem inspirar um visual sofisticado ideal para você.
  | Leitura: 7 min
11 de janeiro de 2022
dicas de moda para homens mais velhos

Existe um conceito na sociedade que tende a aliar vestir-se bem apenas com quem é jovem e antenado na moda. Expandindo a ideia, também há o pensamento de que homens mais velhos não conseguem se vestir de forma mais sofisticada. Talvez porque alguns até prefiram um estilo mais básico. 

Felizmente, é possível ter um estilo funcional e mesmo básico sem perder a elegância, já que muitas peças colaboram para montar visuais bonitos e refinados em qualquer ocasião do dia a dia. Tanto que vários homens famosos aplicam essa ideia em seu guarda-roupa.

No post a seguir, conheça alguns deles e como quebram o mito de que homens mais velhos não se vestem bem. Além disso, veja algumas ideias de composição que podem inspirar você. Boa leitura!

Homens mais velhos não se vestem bem: mito ou verdade? 

Quando se pensa em homens mais velhos escolhendo roupas, muitas pessoas têm a ideia de que usam apenas aquela camisa de futebol velha ou com propaganda eleitoral, junto a um short folgado e chinelo. E quando muito, uma camisa básica, calça e sapato para ir a um casamento vez ou outra.

Não há nada de errado nessas escolhas, especialmente em momentos de relaxamento em casa; mas é errado pensar que todos os homens, só por serem mais velhos, tendem a optar pelo básico do básico em todas as ocasiões e que não são capazes de escolher visuais mais sofisticados.

De fato, pensar que eles não podem, sabem ou devem se vestir bem é um mito. Afinal, não importa a idade, se uma pessoa pode pensar nas escolhas de suas roupas com cuidado, vai encontrar diferentes estilos a seguir e muitas possibilidades de combinação. Com isso, não é difícil alcançar um resultado mais sofisticado e elegante. 

Exemplos de homens mais velhos e sofisticados 

Tanto é verdade que homens mais velhos podem se vestir bem, que podemos citar vários exemplos. A seguir, vamos falar de algumas personalidades famosas, mas você pode encontrar o visual delas em seu próprio dia a dia, por exemplo, no ambiente de trabalho ou em sua vida pessoal. Afinal, atualmente, as roupas são acessíveis e você não precisa ser uma celebridade para se vestir com bom gosto. 

Reynaldo Gianecchini 

Um exemplo brasileiro bastante conhecido, o ator de 49 anos é famoso por suas escolhas de vestuário. Segundo Reynaldo, ele preza por peças que favorecem seu visual e sua expressão pessoal. Por isso, foi reconhecido em 2015 como o “Homem do ano” na categoria estilo da premiação “Man of the year”, pela revista de moda GQ Brasil.

George Clooney 

Talvez você até se lembre de George Clooney com algumas escolhas duvidosas há 30 anos, já que ele testou diferentes estilos. Mas, atualmente, no auge de seus 60 anos, o ator é conhecido por seu guarda-roupa sofisticado, adotando ternos e optando por cores sóbrias e mais voltadas para o minimalismo, como cinza, preto e branco.

Aliás, em ocasiões mais relaxadas, ele é conhecido por looks mais despojados e com estilo, como calças brancas e mocassins.

Brad Pitt 

Outro ator bastante conhecido — e seguido — por seu estilo é Brad Pitt. Com uma extensa carreira em Hollywood, poderíamos até pensar que é fácil para o ator de 57 anos aparecer bem, já que é tido como um dos galãs do cinema. Contudo, não é bem assim.

Afinal, ele foge da imagem de astro e conseguiu ser conhecido por seu estilo próprio de se vestir, sendo um exemplo de como é possível transmitir uma imagem pessoal pelas roupas, seguindo seu próprio gosto e não apenas itens da moda. Aliás, ele usa itens que gente como a gente também conseguiria ter.

Valorizando conforto, qualidade e durabilidade, segundo o ator, sua prioridade é se vestir com simplicidade e dar atenção aos detalhes das peças, sem escolher as que atraiam holofotes e adaptando-as conforme a sua rotina.

Como criar composições mais sofisticadas para todas as ocasiões do dia a dia? 

Agora que você conhece alguns exemplos famosos de homens mais velhos que sabem se vestir de forma sofisticada e escolher roupas que demonstrem sua identidade, confira algumas peças que podem ser escolhidas parar criar composições ideais para o dia a dia.

Camisas polo 

As camisas polo são um ótimo exemplo de quem quer ser sofisticado, sem chamar a atenção. Feita em diversas cores, elas podem trazer elegância e personalidade a um look mais monocromático e discreto.  

Além disso, a vantagem é que podem ser usadas tanto com calças quanto bermudas, para criar um look menos formal, que pode ser usado no trabalho, no fim de semana ou em viagens, dependendo da combinação.

Camisas Oxford 

camisa Oxford é uma das peças ideais para se ter no guarda-roupa. Sendo um item coringa, ela pode ser adaptada tanto para ocasiões informais quanto formais. Isso porque ela pode ser usada de diferentes formas, de manga curta ou comprida.

Por exemplo, fica bem tanto com calça jeans e mocassim, num visual mais esportivo, para quem vai em um happy hour com os amigos, quanto com calça social e sapatos para um jantar empresarial.

Bermudas 

Em um país como o Brasil, as bermudas são itens necessários, especialmente para quem vive nas regiões mais quentes. Afinal, você não é obrigado a morrer de calor em nome de se vestir bem com uma calça de alfaiataria.

Nesse caso, saber escolher o tipo de tecido, comprimento e caimento faz toda a diferença para resultar em um visual sofisticado e confortável, que pode ser usado também em locais mais formais. Por exemplo, a bermuda de sarja ou de linho pode ser uma boa opção se você vai a uma comemoração empresarial no final do ano.

Jaquetas

Para completar ainda mais um visual sofisticado de homem mais velho, as jaquetas são ótimas opções. Afinal, você pode usá-las no inverno, em estações amenas ou até à noite, para ir a um bar ou jantar com os amigos. Nesse caso, é possível escolher entre diversos modelos:

Calças

Assim como as bermudas, as calças também são peças importantes. Pela variedade de modelos e tecidos, você pode escolhê-la para destacar o visual de forma específica. Por exemplo, em looks informais, o bom e tradicional jeans é a escolha certa. Já em um compromisso formal, nada melhor que uma calça de alfaiataria.

Acessórios 

Para completar a sofisticação do look e não ficar tanto no básico, os acessórios são as escolhas certas para dar equilíbrio. Nesse caso, a escolha do cinto certo ou de um relógio pode fazer toda a diferença no conjunto. 

É um mito pensar que homens mais velhos não podem ou não sabem se vestir de forma sofisticada. Afinal, independentemente da idade, o seu visual sempre vai refletir quem você é e suas preferências.

Sendo assim, existem diversas escolhas a serem exploradas para criar looks que sigam o seu estilo, como as opções que citamos. Com elas, você pode sair de combinações básicas que todo mundo usa para fazer escolhas que façam sentido e deixem você confortável.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e mostre a outros homens que idade não impede que você tenha estilo! 

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.