Depois de um ano desses (calma que a vacina tá chegando!) , pensamos que era preciso trazer uma mensagem de otimismo para este fim de 2020 . Assim, nada mais apropriado que uma colabe criativa com a Smiley – muito mais que um ícone, uma marca ou estilo de vida, trata-se de uma filosofia, uma lembrança do quão poderoso um sorriso pode ser. Nascido em 1972 (sim, muito antes dos emojis), com a simples mensagem de “tire um tempo para sorrir”, tem cruzado gerações. Neste Natal, a Reserva fez do tema sua campanha, com histórias de personagens que sobreviveram à Covid. Lembrando que rir faz bem à saúde, listamos todos os benefícios que a ciência já encontrou para esse simples e revolucionário ato:
1 – Segundo a Universidade de Oxford (que nesta terça, 8/12, começou a aplicar sua vacina no Reino Unido), uma boa risada é capaz de diminuir a sensação de dor. Isso se dá graças à liberação de endorfina e serotonina na corrente sanguínea, os mesmos que o corpo produz ao longo das atividades físicas. Isso proporciona bem-estar.
2 – Serotonina e endorfina, aliás, são excelentes imunizantes. Não é à toa que pessoas que praticam exercícios são mais saudáveis. A propósito: 15 minutos de risos queimam 40 calorias.
3 – Ao sorrir, o corpo humano movimenta até 80 músculos, sendo 15 deles, faciais. Isso mexe com o cérebro, a garganta, o coração, o tórax e os membros – sem falar da própria face. Essa expressão de alegria ajuda a retardar o processo de envelhecimento e, pasmem, até o surgimento de rugas.
4 – Quem ri se estressa menos, como parece óbvio. E observa uma melhora na qualidade do sono. O que faz com que a pessoa se estresse menos no dia seguinte, num lindo ciclo virtuoso.
5 – Uma gargalhada fortalece o abdome (olha a malhação aí de novo) e melhora a digestão.
6 – Quem ri estimula a própria criatividade.
7 – O sorriso é uma ferramenta inigualável para se criar laços com outras pessoas. Um ato no mínimo diplomático para qualquer ocasião. De acordo com Shakespeare, “é mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada“.
8 – Rir é um aliado no combate à depressão. Um médico americano observou isso e criou uma terapia associada ao riso que é um sucesso há mais de meio século.
9 – Até para bebês, incapazes de falar e expressar muitas emoções, o riso é um grande aliado.
10 – Melhor de tudo: nosso corpo não consegue diferenciar um riso terapêutico, forçado, de um espontâneo. Ou seja, pode rir mesmo sem achar graça, só vai fazer bem.
11 – Por falar em graça: sorrir é de graça. O poeta gaúcho Mario Quintana escreveu, a respeito: “O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores“.