6 ideias bem elegantes para arrasar com acessórios e roupas de couro

Algum dia você já abriu o guarda-roupa do seu pai e lá encontrou aquela jaqueta de couro surrada, mas cheia de estilo? Realmente, poucas peças causam tanto impacto como as roupas de couro.
  | Leitura: 6 min
2 de março de 2022

Algum dia você já abriu o guarda-roupa do seu pai e lá encontrou aquela jaqueta de couro surrada, mas cheia de estilo? Realmente, poucas peças causam tanto impacto como as roupas de couro.

O uso de roupas de couro proporciona mais elegância ao look e imprime atitude. E é possível apostar em diversos tipos de peças e acessórios feitos com o material que está tão em alta na moda masculina.

Mas é essencial saber combinar tudo para compor um visual moderno e elegante. Para ajudar você, reunimos 6 dicas valiosas. Confira!

Quais são os modelos de jaquetas de couro mais comuns?

O couro é um tecido que foi muito utilizado para produção de roupas militares, como as jaquetas bombers dos pilotos de avião. Após a Segunda Guerra Mundial, esse clássico da moda tomou conta dos cinemas como símbolo de rebeldia e virilidade nos filmes de Marlon Brando e James Dean.

Daí pra frente a peça foi sendo adotada por diversos grupos, trazendo muito estilo — dos motoqueiros aos punks — e tornando-se uma das opções indispensáveis nos armários de homens e mulheres de todo o mundo.

Conheça, agora, os modelos de cortes e jaquetas mais comuns!

Jaqueta aviador ou Bomber Flight

Esse modelo foi desenvolvido para os pilotos de avião da Segunda Guerra Mundial cujos corpos ficavam para fora das aeronaves e precisavam de proteção para o vento. Por isso, costumam ter colarinho, punhos e a parte de baixo da peça em outro tecido. São cheias de bolsos espaçosos e funcionais, inclusive nas mangas da jaqueta, trazendo um estilo clássico quando utilizadas com seu companheiro, os óculos aviador.

Jaqueta Biker

Além dos aviadores, os motociclistas também estão expostos ao vento durante as viagens com suas Harley-Davidson. No entanto, como a dinâmica da moto e o vento são diferentes, essa jaqueta vem com o colarinho mais largo e passador de cinto para a cintura embutido, protegendo o corpo da pessoa.

A jaqueta biker também se transformou em um símbolo do estilo Rock’n Roll e imediatamente foi usada pelos punks, que aplicavam patchworks estilizados para customizar ainda mais as peças. Não à toa, essa opção de corte único tornou-se obrigatória para qualquer pessoa com estilo “rebelde”.

Jaqueta Rider

Esse é um modelo mais moderno e também tem sua origem no universo dos motociclistas. Mas, nesse caso, no estilo café racer e outras motos de velocidade. Com linhas retas e mais sóbrias, são ideais para montar um look mais social no dia a dia. Foi com essa peça que as jaquetas marrons se popularizaram.

Como usar roupas de couro com diferentes combinações?

Não é necessário ser, de fato, um motociclista ou um punk para vestir uma jaqueta ou uma calça de couro. Elas são peças universais e vestem bem qualquer pessoa. Veja alguns looks criativos para você apostar!

1. Jaqueta de couro com camiseta

É possível utilizar jaqueta de couro — ou até mesmo calças de couro — com camiseta de diversas formas criando um estilo casual. Por exemplo, camiseta branca e jeans são peças chave na criação de um look para qualquer ocasião.

Mas você pode ir além e dar um ar mais despojado ao adotar o estilo rocker, trocando a camiseta branca por uma preta de banda bem surrada. Nada mais estiloso e clássico!

Há quem prefira um look bastante tradicional, que faz parte das mais diversas vertentes do rock, o ilustre all black. Ele combina camiseta preta, calça preta de couro ou outro material, coturno e muitos acessórios. Para radicalizar ainda mais o look punk ou metal, que tal adicionar rebites e spikes? Pode ser na própria jaqueta ou em uma pulseira.

2. Jaqueta de couro com camisa xadrez

Clássico dos anos 90 com origem no movimento grunge — uma vertente do rock’n roll —, o uso de jaquetas com camisas xadrez trouxeram muito estilo e versatilidade a quem aderiu à combinação.

Busque juntar sua jaqueta de couro com uma camisa xadrez — de preferência preta e vermelha —, um tênis baixo — como o clássico all star ou um coturno preto — e uma calça jeans destroyed — de preferência estilo slim.

Essa união deixa o look basicão com uma pegada bem urbana, ideal para passear pelo shopping. Para agregar ainda mais estilo à combinação, você pode usar pulseiras de couro com detalhes em metal.

3. Conjunto social e jaqueta de couro

Um desafio que pode surgir no dia a dia de homens com uma pegada mais social e que desejam inovar no estilo é a combinação da jaqueta de couro em ocasiões formais, como no trabalho.

Acredite, as jaquetas estilo Racer são ótimas para você se proteger do frio e ficar cheio de estilo, fazendo a combinação perfeita com camisa social e gravata. Mas é extremamente importante combinar as cores da gravata, do cinto, do sapato e da jaqueta.

4. Jaqueta marrom com outras peças e acessórios

Jaquetas de couro marrom são mais alternativas e ideais para combinações mais esportivas. Ela vai muito bem com calças jeans, tênis e coturnos, camisetas estampadas, gorros e cachecóis e peças como colares de corrente. Outra dica é combiná-las com cores primárias e bem vivas, especialmente o vermelho, o amarelo e o azul, ou com moletons de capuz.

5. Jaqueta de couro, calça e calçados

Como as jaquetas de couro aumentam a largura dos ombros, o ideal é utilizar calças slim — como jeans, sarjas e couro —, para o visual não ficar muito disforme. Nos pés, um bom coturno ou um tênis mais básico e casual é ideal para equilibrar o look. Entre as combinações, uma que nunca erra é couro com couro.

6. Acessórios de couro com peças básicas

Inserir no look acessórios feitos com couro — como pulseiras, relógios, cintos e carteiras — pode trazer muito estilo se você optar por uma composição mais básica, como jeans e camiseta.

Para não errar no uso de acessórios de couro, confira dicas importantes antes de investir em suas produções:

  • combine os tons das pulseiras e o cinto;
  • foque os tons escuros;
  • tenha bom senso na escolha dos itens. Não exagere!;
  • aposte em texturas diferentes;
  • use combinações de couro com aço.

O couro é um tecido eclético, versátil e harmônico, capaz de transitar pelas mais diferentes situações sem perder o equilíbrio. Portanto, aposte sem medo nas roupas de couro e mantenha a elegância nas mais variadas ocasiões.

Quer mais dicas para se vestir bem? Então, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn.

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.