O que são roupas meia-estação? Aprenda a se vestir em grande estilo

  | Leitura: 6 min
24 de março de 2022
Roupas meia estação: dicas de como usar

Com o friozinho do outono chegando, escolher roupas pode ser um problema. Você sai de manhã com bermuda e passa frio à tarde. Ou sai à noite de casaco e fica em um dilema: se ficar com ele, morre de calor, se tirar e ficar de camiseta, congela. É para resolver esses impasses que existem as roupas meia-estação.

Neste post, descubra por que elas são essenciais no seu guarda-roupa e quais peças você deve ter para passar as estações de transição sem sofrer e com muito estilo! 

Roupas meia-estação: por que são essenciais no guarda-roupa masculino? 

Apesar de no Brasil as estações não serem tão marcadas, é inevitável não perceber mudanças em cada uma delas. Outono e primavera, por exemplo, são períodos de transição em que uma hora está frio, em outra está calor. Por isso, é preciso escolher as roupas certas para ficar confortável diante das alterações de temperatura.

Nesse caso, as roupas meia-estação são as ideais. Por representarem um equilíbrio entre peças quentes e frescas, elas garantem a proteção que o corpo precisa, mas não da mesma forma que uma roupa pesada de inverno. Com uma grande variedade, elas propiciam ainda versatilidade na hora de montar os looks e oferecem várias outras vantagens. Confira algumas a seguir! 

Look coringa 

As roupas de meia-estação são peças coringa para criar diferentes looks. Seja para um visual mais básico ou mais elaborado, você pode combiná-las para alcançar composições ideais ao longo do dia. Por exemplo, uma camisa de linho de dia pode ser usada com as mangas dobradas. Já à noite, basta vesti-la com blazer que você terá outro visual. 

Modelagens variadas 

Outra grande vantagem dessas peças é que elas contam com modelagens variadas. Ou seja, você pode montar looks com roupas slim, cortes retos e até alfaiataria. Além disso, uma mesma peça pode apresentar vários modelos diferentes de tecidos, como no caso da jaqueta. 

Valorização de composições 

Algumas peças de meia-estação têm o poder de destacar um look básico, valorizando-o com elegância. Por exemplo, calça jeans, sapatos e uma camisa branca pode parecer simples, mas quando se acrescenta um blazer estiloso, todo o visual muda. 

Conforto e estilo 

As roupas meia-estação são na medida certa. Ou seja, para a época. Sendo assim, você ficará confortável em qualquer período do dia, conforme a combinação que criar. Além disso, suas diferentes possibilidades de look permitem apostar em qualquer estilo — desde um visual roqueiro e despreocupado passando pelo esportista até o clássico e elegante

Quais são as peças essenciais para variar os looks de meia-estação? 

Agora que você sabe quais as principais vantagens de ter roupas meia-estação, descubra quais peças coringas são essenciais! 

Blazer 

Quem precisa de um look mais formal e sofisticado — seja para o trabalho, seja para sair à noite — pode contar com as variações de blazer na meia-estação e explorar vários looks.

Por exemplo, um blazer slim em tons marrons tem tudo a ver com a estação e pode ser combinado de forma casual com jeans, ou formal, com calça de sarja. Já quem procura um estilo descontraído e criativo pode seguir com uma camiseta básica branca e usar tanto o blazer de veludo como a opção em jeans

Jaquetas 

O que seria do outono sem as jaquetas? Estilosas e variadas, elas trazem ao look um brilho a mais, mesmo na combinação mais básica. Por isso, é uma das peças mais importantes — e o melhor é que você pode ter várias.

A clássica de couro, por exemplo, é a certa para quem é sofisticado e gosta de um visual atemporal, que tanto pode seguir para o moderno com uma calça branca e sapato oxford quanto para o roqueiro, com jeans e botas. Afinal, ela dá um toque rústico que ajuda a quebrar a formalidade de certas peças, sendo inclusive opção para usar com camisas sociais.

Já em um look mais esportivo e casual cheio de estilo, a bomber nunca decepciona. Destacando-se no conjunto, ela vai bem com sapatos, tênis e camisetas, mas também combina com camisas estampadas e vários tipos de calças. 

Camisa branca 

Outra peça que não pode faltar no guarda-roupa de meia-estação é a camisa branca. Seja para ser usada sozinha ou com outra peça por cima, ela confere elegância a praticamente qualquer tipo de estilo.

Um modelo Oxford, por exemplo, pode ser usado com calça de alfaiataria e blazer para um almoço de negócios. Já com jeans escuros, mangas dobradas e tênis, é perfeita para o happy hour com os amigos.

Além disso, a camisa branca sempre pode ser encontrada com alguns detalhes que dão um toque especial. Por exemplo, versões com estampas mínimas ou listras colaboram para um visual mais interessante, dispensando a cor lisa e básica, além da necessidade de outras peças por cima. 

Peças jeans 

Em qualquer estação, o jeans sempre vai ser aquele tipo de roupa que você pode usar para melhorar o visual e combinar com qualquer outra peça. Na meia-estação, além do blazer — que cria um look interessante com calças de cor lisa ou risca de giz —, você tem outras possibilidades com o tecido.

Sem contar os vários tipos de calças jeans que você pode escolher, os quais podem ser combinados com a jaqueta, peça que garante um look despojado — seja na lavagem escura, clara ou até nos modelos rasgados. Para quem é mais formal, apostar na cor bege garante um visual combinado com o outono.

Quer combinar jeans com jeans, mas dispensar jaquetas? Então a peça certa são as camisas desse tecido. Estampadas, com manga curta ou longa, elas cumprem o papel de serem leves, atemporais e ficarem bem com qualquer outra cor, desde uma calça vinho até um modelo cáqui.

Como você viu, as roupas meia-estação conferem estilo e conforto nesse período em que o clima pode mudar a qualquer momento. Assim, vale investir em várias peças coringa para deixar seu guarda-roupa completo. Quer mais uma dica? Você pode aproveitar a comodidade e a segurança de comprar no site da Reserva, recebendo tudo certinho em casa, em qualquer lugar do Brasil, ou retirando na loja — o que for melhor. Depois, é só aproveitar as novas peças e montar looks incríveis para curtir.

Gostou das possibilidades da Reserva e quer conhecer nossas roupas meia-estação? Acesse o site

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.