Roupas para trabalhar: conheça os principais estilos!

Escolher roupas para trabalhar pode causar um certo desconforto, tendo em vista que você precisa estar de acordo com o ambiente, causar boa impressão e estar confortável com você mesmo. Será que é possível?
  | Leitura: 7 min
9 de dezembro de 2021
Roupas para trabalhar: principais opções

Escolher roupas para trabalhar pode causar um certo desconforto, tendo em vista que você precisa estar de acordo com o ambiente, causar boa impressão e estar confortável com você mesmo. Será que é possível?

Claro que sim! Neste texto, vamos mostrar que dá para ser moderno, clássico ou informal, independentemente do tipo da empresa em que você trabalha, e ainda ser reconhecido como uma pessoa cheia de estilo.

Mas espera: antes de te mostrarmos nossas dicas, faça um teste de como levar seu estilo para o seu trabalho aqui.

Preparado para montar o look certo para ir trabalhar? Então continue lendo e anote nossas dicas agora mesmo!

Saiba como ir além da camisa com calça jeans

Cada empresa tem um estilo que tenta passar para os seus funcionários, permitindo que eles sejam mais formais ou casuais no comportamento e no jeito de se vestir. Só que muita gente acaba apostando na boa e velha camisa com calça jeans com medo de errar.

É uma aposta segura, mas que não, necessariamente, revela sua personalidade, deixa confortável ou passa toda a impressão e potencialidade que você pode ter.

Então, vamos montar opções de vestimentas para o trabalho que tenham mais a ver com você e ainda possam transmitir quem você realmente é?

Escolha o look certo dentro do seu estilo

O primeiro passo para escolher o look certo para trabalhar é saber qual é o seu estilo e adaptá-lo ao nível de formalidade da sua empresa. A ideia aqui não é passar por cima de nenhuma suscetibilidade, nem sua, nem da sua equipe. Pensando nisso, veja alguns estilos que podem se encaixar no seu e como usar para trabalhar. 

Informal

O estilo informal adora peças práticas, confortáveis e que dialogam com uma certa casualidade. Nesse guarda-roupa tem muita calça jeans, t-shirts e peças em malha. Mas se precisar ser mais social, por exemplo, vale tenta combinar camiseta com blazer e boas camisas sociais em tons neutros (preto, branco, marinho e bege) para mesclar com outras peças.

Ter um terno no armário para dias mais formais ou com eventos que peçam a vestimenta também é uma boa ideia.

O que usar em empresas informais?

Se você trabalha em um ambiente mais despojado, tudo o que você tem no armário pode servir para ir trabalhar.

O que usar em empresas mais formais?

Agora, se seu ambiente corporativo é mais sério, opte pelo dress code pedido pela empresa (terno, blazer ou mesmo roupas menos sérias, mas em tons neutros) e deixe a informalidade para uma meia, um sapato mais estiloso ou coisas do tipo. Marque seu estilo sem ferir o espaço do trabalho.

Clássico

Quem curte um jeito mais clássico na hora de se vestir não costuma ter muitos problemas no ambiente corporativo, a menos que a empresa seja mais casual.

O estilo clássico não é adepto de extremos da moda, opta por tons neutros e peças mais estruturadas, como as de alfaiataria. Calças e camisas sociais, blazer e ternos são os looks básicos de quem é mais clássico ao compor o look.

Se quiser dar um ar de informalidade ao visual sem ferir o seu estilo, use meias ou gravatas (se for o caso) mais descontraídas.

O que usar em empresas informais?

Dependendo do nível de informalidade da sua empresa, vale usar uma camisa estilo polo em tom neutro, ou mesclar uma camiseta com blazer. Use o que deixa você confortável, sem passar por cima do estilo. Não é porque o mundo é casual que você também tem que ser.

O que usar em empresas mais formais?

Aqui, a lógica do informal se inverte. Se você é adepto do estilo clássico, pode usar tudo o que você tem no armário para ir trabalhar, sem medo.

Moderno

Está sempre de olho nas tendências da moda e gosta de peças mais urbanas e de inovar mesmo nos momentos mais formais. Curte estampa, cores, jaquetas e cortes pouco tradicionais.

A dica para não ficar fora do tom no ambiente da empresa é compor esse tipo de peça com outras mais clássicas. Vale camisa com estampa geométrica, blazer e outras combinações do tipo.

O que usar em empresas informais?

Quase tudo o que você tem no armário. Só cuidado com camisetas com palavras de ordem ou que tenham palavrões e que não devem ser levadas para o ambiente corporativo, por mais descolado que ele seja.

O que usar em empresas mais formais?

Nesse caso, opte por peças mais tradicionais do seu próprio guarda-roupa. Menos cores, cortes mais retos, blazer e ternos. Se puder, leve um discreto toque de cor para um camisa social, meia ou gravata.

Esportivo

Lembra muito o estilo casual, com peças práticas, mas tem uma levada para os tecidos mais simples, peças soltas e muito tênis nos pés.

Essas referências isoladas podem não ser muito bem-vistas no mundo corporativo, porém, fazem sucesso e têm muito sentido se forem combinadas com peças mais estruturadas, tons neutros e até clássicas. Vale tênis no pé, calça jeans e blazer ou sapato; camisa da NBA com um blazer por cima também.

O que usar em empresas informais?

Seu guarda-roupa está quase todo liberado, dependendo do nível de informalidade do seu trabalho.

O que usar em empresas mais formais?

Suspenda as camisas de time e os tênis.

Respeite o dress code da empresa nas roupas para trabalhar

Dress code ou código de vestimenta é um conjunto de regras criado a partir de percepções sociais e que dão um indicador do que deve ser vestido em determinado momento. O ambiente corporativo vai marcando pouco a pouco o que ele permite em tons de formalidade ou de casualidade.

Se você trabalhar no Google, por exemplo, certamente poderá trabalhar com a camisa do seu time e um tênis. Mas se precisar ir a uma audiência em um Tribunal de Justiça, isso não será tolerado, e o pior, será visto como desleixo ou indicador de um mau profissional.

Não deixe nunca que o seu modo de se vestir interfira na sua vida profissional negativamente. Comunique sempre elegância, personalidade e respeito.

Como vimos, escolher roupas para trabalhar não é uma tarefa tão difícil assim. Não é preciso abrir mão do seu estilo para o ambiente corporativo, mas é importante entendê-lo e adaptá-lo para aquilo que esperam de você.

Assim, se você é mais informal, mas é um advogado, use sua informalidade manifestada em uma meia ou gravata. Se trabalha em uma startup, respeite o seu estilo clássico com peças neutras, mas informais. Não é preciso mudar sua personalidade para se adequar ao ambiente corporativo.

Agora que você já sabe como usar as roupas que tem para ir ao trabalho, que tal entrar em contato com a Reserva e escolher alguns looks?

COMPARTILHE O POST:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *