Smart Casual: fuja do básico, sem excessos, com esse estilo

  | Leitura: 6 min
17 de março de 2022
saiba mais sobre o estilo smart casual

Tem gente que adora se vestir bem, mas fica num dilema. Afinal, quem não gosta de excessos no visual, mas também não quer ficar no basicão jeans e camiseta, precisa encontrar um equilíbrio. Se você é uma dessas pessoas, felizmente temos uma boa notícia: você pode optar pelo smart casual. 

No post a seguir, confira o que é esse estilo e por que ele pode ser uma ótima ideia para você seguir. Saiba, também, como montar o look ideal e quais peças usar. Boa leitura! 

O que é o estilo smart casual e por que é a opção certa para você? 

Basicamente, o smart casual valoriza peças que ofereçam praticidade e sofisticação, mas sem excesso. Ou seja, é o equilíbrio entre formal e informal, e seu objetivo é ofertar looks que possam servir para qualquer ocasião. 

Por essa razão, ele é perfeito para quem quer se vestir melhor, mas gosta de conforto e peças básicas. Além disso, é uma ótima solução para quem também procura se expressar pelas roupas, já que permite várias combinações interessantes. 

Mas se você pensa que essa ideia surgiu agora, em meio aos jeans rasgados e roupas modernas, não foi nada disso. Na verdade, o smart casual apareceu pela primeira vez em 1924, para descrever um vestido sem mangas que era chique, mas nem tanto, e perfeito para as mulheres usarem na rua. 

Já em 1950, o termo foi apropriado para o universo masculino para caracterizar um modelo de terno diferente. Ele era menos formal que a opção para ir ao trabalho e podia ser usado em várias ocasiões do dia a dia.

Depois, em 1980, a formalidade no vestuário diminuiu e, com isso, o smart casual foi remodelado para algo que pudesse servir para ser usado em vários lugares, mostrando o estilo pessoal do homem e deixando-o confortável. 

Como montar um look no estilo smart casual? 

Agora que você sabe como surgiu o smart casual, confira algumas dicas para saber como montar o look perfeito! 

Considere a ocasião 

Apesar de servir para quase toda ocasião, o smart casual está entre um look básico e um bem formal. Portanto, é importante considerar o local e evento para saber se ele é apropriado. 

Por exemplo, uma reunião com sócios de sua empresa pode exigir um código de vestimenta formal, que envolva terno e gravata. Assim, não é possível aplicá-lo nesse momento. Já na praia, onde o pedido é bermuda e regata, aparecer com camisa polo e mocassins também ficaria fora do esperado.

Assim, o smart casual atende ocasiões em que não há um código muito definido de vestir, quando você pode se expressar e mostrar as intenções do seu estilo. 

Comece pelo básico 

Se esse estilo parte do básico, você pode começar pela combinação mais simples possível: calça, camiseta e sapato. Depois, pode melhorar aos poucos, acrescentando uma jaqueta bomber aqui, um cachecol ali e pronto.

Invista em acessórios 

Os acessórios ajudam a quebrar aquele visual mais cru, sem a necessidade de apostar em peças de roupas elaboradas. Nesse sentido, estão liberados vários itens como: 

Quais peças são fundamentais no smart casual? 

Não existe uma regra para as peças usadas no smart casual, já que a valorização do seu estilo pessoal e do equilíbrio entre formalidade e informalidade permite várias combinações. Porém, algumas delas são coringas que você pode ter no guarda-roupa. Descubra, a seguir! 

Camiseta de algodão 

Seja com gola V ou redonda, a camiseta de algodão é aquela peça que todo mundo tem. Básica, ela ganha vida quando você escolhe cores destacadas ou, ainda, quando a combina com outras peças, como jaquetas e cardigãs

Camisa Polo 

Elegante, mas com cara de esportista, a camisa polo é um clássico para jogadores de tênis ou de golf. Porém, ela ganhou a graça de ser usada no dia a dia por ser uma peça que garante conforto e despojamento ao visual, sem perder a sofisticação.

Por isso, é aceita em ambientes de trabalho, num restaurante chique ou no cinema; basta saber combiná-la com o resto e garantir a combinação adequada para cada ocasião. 

Jeans 

Desde a sua invenção, dificilmente você vai encontrar uma pessoa que não tenha usado jeans. Afinal, presente em calças, bermudas, jaquetas, camisas e várias outras peças, ele é um dos tecidos mais democráticos do mundo. Por isso, é peça-chave no seu visual. 

Contudo, como existem vários modelos de jeans, é importante pensar em qual se ajusta mais à sua visão de smart casual. Nesse sentido, você pode optar por cortes retos, lavagens mais escuras e cores neutras. 

Para quem quer se arriscar um pouco mais, jaquetas e calças podem ter algum sinal de destroyed jeans, mas não ao ponto de cair na informalidade. 

Blazer 

Com os anos, o blazer foi transformado de uma peça de vestuário extremamente formal, relacionado aos ternos, para um item moderno, feito com diferentes cores e tecidos. 

Apesar disso, modelos que remetem ao tradicional seguem em alta por sua sofisticação e são ótimos para qualquer ambiente. Nesse caso, vale optar pelos cortes mais ajustados, como na reinvenção da alfaiataria. 

Tênis 

Os tênis são sapatos ideais para o smart casual porque são os mais usados em looks informais. Porém, não é qualquer modelo. Afinal, como o estilo é um pouco mais arrumadinho, tênis esportivos, altamente coloridos, ou aqueles clássicos brancos dos anos 90 ficam de fora. 

Já os modelos de couro ou tecido, com cores neutras como marrom, azul, cinza e preto são ótimas escolhas para montar um look versátil. 

Mistura entre o chique e o básico, o smart casual é o que, no Brasil, conhecemos como “esporte fino”. Criado para atender diferentes tipos de ocasião, os looks são elaborados com sofisticação, mas sem a formalidade do visual clássico. Focando também nas intenções que você quer passar com as roupas, ele permite uma série de combinações, que você pode criar a partir das peças coringas que mostramos. 

Falando nelas, quer escolher os melhores modelos para formar o seu guarda-roupa e explorar novas possibilidades do smart casual? Acesse nosso catálogo

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.