Terno para noivo: como escolher um diferente e fora do comum?

Na hora de se casar, todo homem pensa na roupa que vai usar. Mas sabia que ela está se adaptando a novas tendências? É claro que ninguém — ou quase ninguém — está se casando de bermuda e chinelo, porém, aquele tradicional terno para noivo, geralmente preto e básico, está mudado.
  | Leitura: 6 min
25 de fevereiro de 2022

Na hora de se casar, todo homem pensa na roupa que vai usar. Mas sabia que ela está se adaptando a novas tendências? É claro que ninguém — ou quase ninguém — está se casando de bermuda e chinelo, porém, aquele tradicional terno para noivo, geralmente preto e básico, está mudado.

Neste post, confira o que compõe um traje de noivo e como o terno está unindo tradição e modernidade. Veja também quais opções você pode escolher hoje em dia para fugir do comum. Boa leitura!

Como era o terno para noivo e quais são as tendências agora?

Foi-se o tempo em que terno para noivo era sinônimo de cores escuras, como preto e azul-marinho, porque não havia outra opção. Afinal, há algumas décadas, o mais diferente que se podia encontrar eram os smokings azuis cheios de babados ou conjuntos brancos ao melhor estilo de Elvis.

Além disso, o preto ficou conhecido como a cor da sofisticação do e luxo. Por isso, tornou-se a mais comum, compartilhando as cerimônias de casamento com algumas variantes azuis ou cinzas. Hoje, o traje continua sendo o preferido, mas transformou-se com a união do tradicional com o moderno.

Desse modo, quem quer fugir do comum e escolher um terno para noivo especial para o grande dia já encontra modelos diferentes, cores nunca pensadas e, até mesmo, estampas. Ou seja, é possível fazer combinações exclusivas com muito mais variedade, demonstrando um estilo único no seu casamento.

O que compõe o terno para noivo?

Antes de saber as mudanças que você pode fazer, é importante entender qual é o traje dos noivos. Nisso, existem algumas diferenças importantes.

Para começar, o paletó que a gente chama de terno, na verdade, é o nome do conjunto todo — paletó, calças e colete. Mas, no Brasil de clima quente, este último acaba ficando de fora na maioria das vezes. Já em relação ao tecido e às cores, as três peças são similares e também atendem à necessidade de uma roupa formal em outros tipos de eventos.

Então, diferentemente da noiva, que não vai usar vestido branco no casamento de amigos, o noivo pode aproveitar o terno por toda a vida.

Outras opções de terno para noivo

O terno para noivo, com certeza, é o mais popular, mas existem outros trajes elegantes que podem ser usados no casamento. Confira a seguir!

Fraque

Se você já viu a imagem de algum homem da aristocracia do século XIX, com certeza, ele vestia um fraque. Esse traje bastante formal surgiu para ser usado de dia e é composto por:

  • sobrecasaca com botão;
  • calças largas com riscas pretas;
  • colete;
  • camisa branca com abotoaduras.

Para complementar o visual, a gravata com alfinete de pérola, o lenço branco e a flor na lapela costumam figurar em casamentos. Já a bengala, o chapéu alto e o relógio de bolso saíram de moda.

Meio-fraque

A versão do fraque mais usada por aqui é composta por camisa de colarinho, paletó sem abas e calças com riscas, como no fraque.

Smoking

O smoking ou black tie é um traje noturno, não muito formal, mas geralmente usado em casamentos mais tradicionais. É composto por itens como:

  • paletó curto e com lapela;
  • colete preto ou faixa de cetim na mesma cor;
  • camisa branca;
  • gravata borboleta de seda.

É claro que, conforme o tempo e o gosto das pessoas, esses trajes foram modificados, especialmente para eventos particulares como um casamento. Mas, ainda hoje, é possível seguir o tradicional ou adaptá-lo para novas ideias, segundo o seu gosto.

Como escolher o terno para noivo e fugir do comum?

Falando em novas ideias, o terno para noivo está aderindo a novas tendências da moda. A seguir, confira alguns elementos que estão mudando e que você pode variar para escapar do conjunto tradicional.

Novos tecidos

Roupas de alfaiataria estão na moda para os homens, mas, quando se trata de casamento, quem quer ser criativo encontra outras soluções. Veludo, xadrez, lã trançada… Em se tratando de novos tecidos, há uma grande variedade.

Nesse caso, o que vale mesmo é combinar com a proposta do casamento e o horário. Mas, se você decidir fugir muito da caixinha, o importante é usar o traje com confiança.

Cores inovadoras

O terno preto, bem como o azul-marinho, continua sendo bastante popular. Além disso, a dica de ouro continua valendo: quanto mais tarde o casamento, mais a paleta escurece. Contudo, você pode decidir adaptar a convenção ao seu próprio gosto. Afinal, hoje existe uma grande variedade de cores inovadoras.

Ternos rosa ou azul-bebê, vinho, verde-escuro, cor de palha, com estampas de flores… A variação é grande e o que manda na escolha é o seu gosto, o nível de formalidade da cerimônia e a ocasião.

Por exemplo, no fim da tarde, é possível se casar com um terno cor de areia, se você estiver na praia, em vez de optar por tons azuis. Mas um veludo vermelho no mesmo lugar poderia ficar fora do conjunto. Assim, vale se guiar pelo bom senso na hora da escolha.

Cortes modernos

Outra adaptação moderna que caiu no gosto dos noivos são os cortes modernos. Então, em vez das calças largas dos trajes formais, vemos ternos slim fit ou semi slim fit, menos acinturado, e, até mesmo, calças skinny. Aqui, novamente, o que vale é o conforto e a escolha do modelo que se adapte melhor ao seu corpo.

Acessórios, peças extras e sapatos

Muita gente prefere abandonar o paletó e se casar de camisa branca com um colete texturizado ou básico, especialmente se o casamento for durante o dia e menos formal. No caso dos ousados, existe quem troque a camisa com gravata pela versão com suspensórios.

Já em relação aos acessórios, lenços no pescoço podem substituir a gravata de quem quer sair muito do comum, mas ela continua popular, inclusive na versão borboleta. Além disso, flores e relógio de pulso podem ser usados e oferecem grande variedade de escolhas.

Quanto aos sapatos, a noite geralmente pede o preto, mas depende da sua ousadia. Em geral, a dica é combiná-los com a roupa para não destoar. Por exemplo, um conjunto branco com sapatos bege pode ficar descombinado, mas um terno azul-marinho ou royal com sapatos caramelo pode ser interessante.

O terno para noivo é aquele detalhe que, às vezes, passa despercebido, porém, ele é tão importante quanto qualquer outra coisa. Sendo assim, precisa ser escolhido com cuidado.

Atualmente, ele tem acompanhado cada vez mais tendências, fugindo das regras formais dos trajes masculinos e oferecendo muitas opções para o noivo ser criativo e sair do comum. Entretanto, para isso, é preciso usar o bom senso para combinar estilo e personalidade com a cerimônia, criando um look único e inesquecível para o seu grande dia.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba mais artigos sobre moda masculina!

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.