8 principais tipos de jeans e quando usar cada um

Você sabe quais são os tipos de jeans? Neste artigo, falamos sobre os oito principais tipos de jeans, como usá-los e dicas infalíveis. Confira!
  | Leitura: 7 min
22 de junho de 2022

É só entrar em uma loja, andar um pouquinho e você já se depara com uma infinidade de tipos de jeans, não é mesmo? Existem os mais diferentes modelos para todos os gostoso. Afinal, é uma peça clássica presente no mercado desde 1792, na França, quando servia como material para fazer roupas de trabalho nos campos, ou para marinheiros usarem em suas longas viagens. Na época, era chamado de Tecido de Nimes, sendo ainda pouco maleável e com tonalidade marrom, depois, recebeu a abreviação para Denim.

Desde então o tecido se desenvolveu muito em questões de lavagem e beneficiamentos. Hoje em dia, é possível encontrar diferentes tipos de jeans com modelagens, cores e tratamentos variados. Tanto para os modelos masculinos quanto os femininos.

Descubra alguns tipos de jeans disponíveis e as melhores formas de utilizar cada tipo no post a seguir. Confira!

Está em busca da calça jeans ideal? Aproveite para conhecer a nova coleção de jeans da Reserva.

Por que é importante conhecer os diferentes tipos de jeans?

Uma coisa é fato: todos têm, pelo menos, uma calça jeans no armário. Isso porque é uma peça versátil e atemporal, podendo ser usada em diferentes momentos e combinados com dresscodes variados.

Quais características você leva em conta no momento de escolher sua calça jeans? Conhecer sobre os tipos de modelagem pode ajudar a fazer uma escolha mais certeira! Isso porque todos querem aquela calça que veste perfeitamente de acordo com o seu corpo!

Quais os tipos de jeans?

Você já sabe que existe uma gama de tipos de jeans no mercado, mas qual é a característica de cada um? Como escolher? Quando existe muita demanda, fica ainda mais difícil a seleção. Mas calma! Tudo é possível a partir do conhecimento, que nunca é demais!

Saber as características dos tipos de jeans é essencial para escolher da maneira certa e aumentar a satisfação de vestir uma peça que faz você se sentir bem!

1.Calça Skinny

A calça skinny é um dos tipos de jeans. Ela, em toda a extremidade da modelagem é justa ao corpo. O que acontece de forma mais acentuada ainda na parte do tornozelo. Ela é caracterizada por definir bem a silhueta. Possui uma porcentagem alta de elastano para gerar mais conforto e elasticidade, o chamado stretch. É uma peça atemporal, muito usada no streetwear. Pode ser aplicada em diferentes biotipos para destacar a silhueta. É possível de fazer combinações mais elegantes ou mais criativas.

Confira a seleção de calças jeans skinny da Reserva!

2.Calça Slim

A calça slim possui modelagem que desce de maneira rente ao corpo, porém, mais larga do que a skinny. É um meio termo entre a calça reta e a skinny, trazendo um pouco de cada estilo, pode ser bem aplicada em looks mais tradicionais ou mais ousados, não chamando tanto atenção para a peça. Assim, é possível destacar outras partes da vestimenta.

Prefere a calça slim? Na Reserva, você encontra uma variedade de calças nessa modelagem. Confira!

3.Calça Cenoura ou Carrot

A calça carrot é um tipo de jeans que, quando esticada, lembra o formato de duas cenouras nas pernas, por isso o nome com o termo em inglês! Isso porque a sua modelagem tem a parte da coxa mais larga, que vai afunilando conforme chega no joelho e no tornozelo. É uma calça mais confortável, não tão tradicional quanto a slim. Dá um ar mais sport e despojado ao look.

4.Reta

Conforme já mostrado pelo nome, essa é a mais tradicional dos tipos de jeans: a reta. É usada em diferentes tipos de looks, desde mais trabalhados até mais discretos. Isso porque é possível fazer várias composições visuais com essa calça que gera mais seriedade.

Prefere os modelos de calças mais retas? Veja os modelos favoritos da Reserva!

5.Calça Bootcut, flare e boca de sino

A boca de sino é reta em boa parte da sua modelagem e abre na parte inferior, iniciando a ampliar na panturrilha e finalizando no tornozelo. A bootcut ou flare é como se fosse a boca de sino, porém, mais discreta, com uma abertura menor. Ambos tipos de jeans são mais criativos e modernos. São muito vistos no streetwear, porém, podem ser combinadas com outras peças elegantes, formando um estilo mais sofisticado.

6.Calça Baggy ou Wide leg

Esse tipo de calça é como se fosse a reta, porém, bem mais solta, quase não encostando ao corpo. Por isso o nome Baggy, remetendo a palavra folgado ou largo. A wide leg É mais comum de ser encontrada mais curta, um pouco acima do tornozelo. É um dos trends encontrados no streetwear, dando destaque e estilo ao look.

7.Calça jogger ou boyfriend

A calça jogger ou boyfriend é possível de ser encontrada no jeans, porém, é menos comum do que os modelos citados anteriormente. São utilizadas por quem realmente ama esse modelo e quer usá-lo em todos os materiais, não deixando o jeans de lado. É uma forma despojada de usar o jeans.

Saiba mais sobre a calça jogger exclusiva da Reserva, disponível em várias cores!

8.Destroyed

A calça destroyed é um tipo de jeans que apresenta rasgos, partes desfiadas e às vezes beneficiamento mais manchado. É uma calça que teve influência do estilo grunge, porém, é comum até hoje em diferentes estilos. É utilizado no streetwear como peça destaque, em looks mais despojados.

Além desses tipos de jeans, a cada momento surgem novas propostas, pois é um material muito presente no mercado e dificilmente sai de moda.

Como usar cada tipo de jeans?

As calças jeans podem ser usadas de acordo com a sua proposta e combinação de looks. Todas as citadas podem ser aplicadas no streetwear, porém, nem todas são indicadas para sair para locais mais sofisticados ou trabalhar, logo, dicas de boas combinações são:

Para o Streetwear

No streetwear tudo é possível! Logo, use e abuse das combinações que te deixe mais confortável e satisfeito com a composição total do look!

Para trabalhar

Os tipos de jeans para trabalhar já devem ser mais contidos, boas escolhas são as mais tradicionais, como o slim e a reta. A boca de sino ou bootcut também é uma boa opção em conjunto com peças mais sofisticadas.

Para sair

Para sair vai depender muito do local onde for visitar, se for um local mais despojado, invista em opções como destroyed, baggy ou skinny. Já em ambientes mais requintados, siga as opções das calças usadas no trabalho que não tem erro!

A Reserva lançou uma nova coleção de peças Jeans com diferentes modelos, beneficiamentos e modelagens, confira e escolha que mais combina com o seu visual, para você arrasar em qualquer lugar que for!

Assim, é possível fazer combinações perfeitas com diferentes tipos de jeans. O único ponto necessário é verificar o lugar que deseja ir e as melhores combinações para isso. No mercado, com a evolução da tecnologia têxtil, é possível encontrar diversos tipos de tratamentos no jeans, maleabilidade e modelagem. Na nova coleção de jeans da Reserva é garantido que você encontrará a melhor opção para você, e, melhor ainda: em peças de alta qualidade!

Quer garantir o jeans ideal? Confira nosso site!

Nova coleção Reserva Jeans

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.