Conheça os tipos de modelagem de calça masculina e como usá-las

No armário de qualquer homem, com certeza uma das peças que mais está presente é a calça. Afinal, ela atende ocasiões formais e informais e conta com uma variedade de cores e tecidos que ajuda a criar um look perfeito para cada ocasião.
  | Leitura: 6 min
18 de fevereiro de 2022
Tipos de modelagem de jeans em tom azul de diferentes modelagens dispostas uma em cima da outra.

No armário de qualquer homem, com certeza uma das peças que mais está presente é a calça. Afinal, ela atende ocasiões formais e informais e conta com uma variedade de cores e tecidos que ajuda a criar um look perfeito para cada ocasião. Mas para acertar nisso, é preciso também conhecer os tipos de modelagem.

No post a seguir, descubra quais são eles. Veja também como você pode usar cada tipo de calça para montar um visual adequado para cada ocasião do dia a dia. Boa leitura!

Quais são os tipos de modelagem de calça masculina?

Lá pelo começo do século XX, as calças masculinas seguiam uma determinada modelagem, que não fugia muito de um corte reto, com cores neutras como bege, preto e cinza, geralmente como parte de um terno.

Com o passar dos anos, os modelos evoluíram para o que temos hoje, bem como suas opções de cores e detalhes. A seguir, conheça alguns dos mais populares.

4 tipos de modelagem de Jeans

Reta ou straight

A calça mais clássica já foi reformulada com o tempo, ganhando uma repaginada com novos tecidos, como o jeans, e se adaptando ao gosto das pessoas. Com corte simples e mais solta, é conhecida pelo conforto. Hoje, ela retorna como tendência, recuperando os anos 1980 e 1990 com lavagens claras e cintura alta.

Slim

modelo slim é conhecido pelo ajuste perfeito. Ou seja, ele é feito para se adequar perfeitamente ao corpo de quem o usa. Por isso, segue a silhueta natural de uma pessoa, começando mais larga na cintura e afunilando nas pernas. Sendo uma referência para peças de alfaiataria, permite movimentos mais livres.

Skinny

calça skinny é uma versão da slim, só que mais justa. Conhecida pela aparência colada, ela pode destacar várias partes do corpo. Por isso, é importante um cuidado maior com o tamanho certo da peça. Dessa forma, você garante um visual mais harmônico e também uma melhor movimentação e circulação, já que você não estará “embalado a vácuo”.

Jogger

A calça jogger se popularizou nos últimos anos e continua em alta. Geralmente com elástico no cós e nas barras, ela tem uma aparência mais justa nessas extremidades, com tecido mais folgado na parte superior e sobrando mais na região do cavalo. Confortável e conhecida por garantir um visual moderno, pode ter variações de tecido, inclusive no jeans.

Como usar cada tipo de calça para criar o look ideal?

Agora que você conhece alguns dos tipos de modelagem mais populares, é importante saber como combiná-los para criar um look adequado e que atenda o seu dia a dia. Saiba como a seguir!

Reta ou straight

A calça reta é um dos tipos de modelagem mais dinâmicos, cujo corte pode ajudar a alongar a silhueta. Sendo assim, você pode combiná-la com camisetas básicas, para um visual mais clean. Já para um ambiente formal, como no trabalho, ela se torna mais sofisticada com peças estilo alfaiataria, como no caso das camisas Oxford.

Slim

Outro modelo que garante certa liberdade nas combinações, a calça slim atende diversas ocasiões. Em tecido de lona, por exemplo, pode formar um look básico ao ser usada com tênis branco, ou mais moderno, se você optar por jaqueta e botas. Ambos ideais para ambientes urbanos ou durante viagens.

Já se a ocasião pede um estilo sport fino, tecidos de alfaiataria e sapatos sociais são a combinação ideal, especialmente por quem adere à moda sockless.

Skinny

Um dos tipos de modelagem mais descontraídos, a calça skinny não é a certa para um ambiente de trabalho muito formal, mesmo em tecidos de alfaiataria. Mas no dia a dia, ela pode criar visuais modernos e cheios de estilo.

Para isso, você pode escolher um modelo estratégico, como no caso do jeans destroyed ou das versões coloridas, que mesmo com camiseta básica e tênis fogem de um “look simples”.

Já para quem não curte chamar atenção, a skinny em lavagem escura, usada com camisetas mais folgadas ajuda a equilibrar a silhueta. Quanto aos sapatos, ela fica bem tanto com coturnos, para um visual “rebelde” quanto com o bom e velho tênis de sola reta.

Jogger

A jogger é frequentemente relacionada com combinações ousadas, descontraídas e criativas. Por isso, tecnicamente é um tipo de modelagem que permite muitos usos. Para quem curte um visual mais rústico, em sua versão jeans, ela permite o uso de botas, camisetas básicas e, até, de flanela, para garantir cor e estampas diferentes e seguir uma linha “cowboy”.

Outra peça que combina bem com a jogger é a jaqueta, que confere mais volume na parte de cima, quebrando o tom monocromático da calça, mesmo sendo colorida, e complementar a paleta de tonalidades.

Além disso, é possível usar essa calça e criar sobreposições de peças, como no caso de camisa e camiseta, que cria um visual confortável e sofisticado para sair com os amigos. Aqui, só vale o cuidado de não usar peças justas demais, já que a calça costuma ter essa aparência nas pernas.

Quanto aos sapatos, também pode ser perfeita para o visual sem meia, cujo foco são os tornozelos e os pés. Nesse caso, os tênis slip são uma boa opção para equilibrar o ar descontraído. Para um look ainda mais solto, como um passeio à beira-mar, o chinelo slide e o modelo sandália também são possíveis combinações.

Conhecer os tipos de modelagem de calça é uma forma de saber quais as melhores opções para seu estilo, bem como usá-las em seu dia a dia. Afinal, existem mil possibilidades para criar o look certo. Para montá-lo, você pode conferir as calças da Reserva, que seguem as várias modelagens em jeans e outros tecidos específicos, para você arrasar em uma reunião de negócios, em um passeio com seus filhos ou aonde você for.

Gostou do post e quer conhecer mais os modelos da Reserva? Confira no site!

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.