7 dicas de como lavar e conservar camisas de futebol

  | Leitura: 4 min
25 de novembro de 2021

As camisas de futebol representam, sem dúvida, a grande paixão pelo time. Para muitos homens, seu uso é obrigatório para ir ao estádio ou mesmo assistir aos jogos no sofá da sala com os amigos. Outros, utilizam no dia a dia, criando um visual mais casual.

Ainda, há os que têm camisas de uniforme para jogar em algum dia da semana. Como elas são feitas de materiais delicados, é preciso ter alguns cuidados na hora de lavar e guardar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para você manter seu manto sagrado impecável por um bom tempo. Acompanhe!

1. Separe as camisas de futebol

Um torcedor de verdade sempre tem várias camisas do time. Aliás, sempre que uma nova é lançada, já entra na lista de desejos, não é verdade? O ideal é lavá-las separadamente para evitar que uma peça colorida solte tinta e manche uma branca, por exemplo.

Separe mesmo as brancas que têm detalhes em outras cores. O dourado, por exemplo, pode ficar com um tom esverdeado se a camisa não for lavada corretamente.

2. Não utilize máquina de lavar

Como dissemos, as camisas de futebol são feitas de material delicado, apesar de muito resistente. Logo, a máquina de lavar não é uma boa opção para elas, mesmo que haja a função para tecidos frágeis. O movimento do tambor durante a lavagem e a centrifugação podem distorcer o formato da camisa ou danificar as fibras.

Mas é muito fácil tirar possíveis manchas da peça. Mesmo que esteja bastante suja, você não precisa fazer força para eliminá-las. O primeiro passo é encher um balde com água em temperatura normal e deixar sua camisa de molho por uns 15 minutos.

3. Use apenas sabão neutro

Depois de deixar a peça de molho, passe um pouco de sabão neutro ou de coco. Jamais utilize sabão em pó ou alvejante com cloro. Acredite: apenas o sabão é o suficiente — seja líquido ou em barra.

Caso sua camisa de futebol esteja muito suja, passe sabão no local várias vezes e esfregue de leve. Se preferir, deixe a peça ensaboada de molho para facilitar a remoção de manchas. Mas não por muito tempo — entre 10 e 15 minutos é o suficiente.

4. Enxágue bem

O próximo passo é enxaguar bem. Os resquícios de sabão podem causar manchas na camisa de futebol. Por isso, coloque a peça embaixo da torneira, abrindo-a em movimentos suaves. Lembre-se de não esfregar. Repita esse processo até ter certeza de que todo o sabão foi removido do tecido.

Não é necessário utilizar amaciante. Porém, caso queira, use apenas a quantidade recomendada no rótulo do produto e enxágue novamente para retirar completamente os resíduos.

5. Não torça o tecido

Da mesma forma que a centrifugação da máquina pode estragar o tecido, torcer também pode danificá-lo. Para retirar o excesso de água, aperte a peça com cuidado, sem torcer. Depois disso, chacoalhe a camisa para eliminar mais um pouco do líquido.

6. Seque à sombra

Depois de limpa, é hora de colocar sua camisa para secar. Como o sol pode desbotar e, até mesmo, queimar gradativamente as fibras, sempre seque à sombra. Outro detalhe importante é não estender no varal, pois poderá marcar o tecido. Coloque a peça em um cabide e somente então no varal.

7. Não use ferro de passar

As camisas de futebol não podem ser passadas a ferro, pois o calor pode derreter o tecido e outros detalhes em plástico ou borracha. Se você chacoalhar bem a camisa antes de pendurar e utilizar um cabide, ela ficará lisinha.

Na hora de guardar, não dobre, pois algumas aplicações ou estampas podem ficar marcadas. Como na secagem, pendure a camisa em um cabide quando for acomodá-la dentro do armário.

Viu como é fácil lavar suas camisas de futebol? Ao seguir esse passo a passo, você as manterá sempre intactas para os dias de jogos. Se tem o costume de usá-las no dia a dia, uma dica é combiná-las com acessórios — como relógios, colares, pulseiras e cintos — para compor um visual despojado e casual com muito estilo.

Gostou das recomendações? Então, compartilhe este post nas redes sociais! Assim, você vai ajudar outras pessoas a cuidarem do jeito certo do manto sagrado.

COMPARTILHE O POST:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *