Art series apresenta Cusco Rebel

Reserva Go lança mais uma coleção de 5 tênis personalizados por um artista - desta vez, Cusco Rebel assina o projeto
  | Leitura: 3 min
14 de janeiro de 2021
cusco

A Reserva Go acaba de lançar mais um Art series – série de 5 tênis Szuck cocriados por artistas. Depois de Tinta Fresca, que abriu os trabalhos em setembro, chegou a vez de Cusco Rebel assinar os calçados que já nascem obras de arte.

Ele nasceu Alexandre Cravo, em Rio Grande – “penúltima cidade antes do Chuí”. Mas ganhou fama como Cusco, que no linguajar gauchês significa cachorro. Sem ofensas:

– É um jeito carinhoso de falar – avalia o dono do apelido, ao qual adicionou o “sobrenome” Rebel.

Ainda na cidade natal, aos 15 anos apaixonou-se pelo skate e seu lifestyle. Num mundo ainda sem internet – estamos falando de 1989 –, a informação que chegava era através de revistas bimestrais.

Com a molecada local, criou uma associação, e depois, uma loja onde revendia shapes e camisetas trazidas de Porto Alegre e São Paulo. Cusco Rebel passou a customizar seus shapes e a fazer camisetas com stencil, primeiros passos do que viria a ser seu ganha-pão, além de grafitar.

A família acabou se mudando para a capital do estado. Lá, passou a fazer um curso de informática, e chegou a programar sistemas bancários. Mas hackeou mesmo foi a arte urbana, ao transformá-la em serviço.

– Um amigo ia abrir uma loja de bicicletas e me convidou para pintar a fachada, com outro amigo. Quando estava fazendo o trabalho, passou um cara que tinha uma loja de motos e nos convidou. Depois passou um dono de salão e chamou também. Acabamos fazendo isso ao longo de 12 anos. Foram mais de mil fachadas. Num determinado momento, estava por toda Porto Alegre – lembra.

Mordido pela mosca do empreendedorismo, ocupou um sobrado com uma galeria de arte urbana – a Mundo Arte Global – por onde passou toda a cena porto-alegrense. Pouco antes, já havia decidido adentrar o ar-condicionado, e com sua mulher abriu um negócio de fazer estampas para marcas. Uma loja multimarcas, Salada Atômica – também deles –, funcionava no mesmo imóvel. Vendiam material de pintura, roupas, abrigavam um estúdio de tattoos e um espaço para workshops.

– Foi um lugar para fomentar as coisas. Mas em 2005/2006 era muito difícil ser sustentável financeiramente. Era muito artista junto, não tinha ninguém que sacasse de business, e acabamos fechando – conta.

A convite de uma agência de Publicidade de São Paulo, foram para lá decorar o ambiente. Porto Alegre havia ficado pequena, e acabaram se instalando em Sampa, já se vão sete anos. No fim de 2018, voltou a se associar a um negócio, o Lab Off, um “hub de redefinições que quer transformar esse nosso contexto maluco através de marcas e pessoas”, na definição de Cusco. É ele o head de artes, e além de seu trabalho autoral, toca a parte criativa dos projetos do Lab Off. O espaço tem três andares formados por contêineres empilhados: no subsolo, funciona a galeria -1; no térreo fica seu ateliê; no segundo andar, os escritórios.

Na série de cinco tênis criados com exclusividade para a Reserva Go, Cusco Rebel assina 5 Szucks, em 5 tamanhos diferentes. Peças para colecionadores que valorizam conforto e, acima de tudo, estilo. Um sneaker clássico com curvas apimentadas. Um deles pode ser seu.

COMPARTILHE O POST:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *