Comidas de verão: 9 pratos leves e refrescantes para você saborear

  | Leitura: 4 min
29 de novembro de 2021
Opções de comidas de verão para refrescar

As comidas de verão costumam ser leves (aquelas que não pesam no estômago, sabe?), refrescantes (que refrescam o corpo, que pode estar muito quente devido ao calorão) e, muitas vezes, geladas (para amenizar o calor).

Foi pensando em todas essas possibilidades que preparamos este post com opções selecionadas.

Queremos garantir seu bem-estar durante os dias mais quentes do ano, mas também que você tenha uma experiência incrível à mesa, daquelas de comer com olhos fechados e fazer hum…

1. Espetada do mar com saladinha verde

Já começamos a falar das comidas de verão com um prato que é a cara da estação por levar três tipos de frutos do mar: camarão, lula e polvo, além de uma refrescante salada verde. Sua criação foi inspirada em um prato típico de Portugal. Aqui no Brasil, ele pode ser degustado na Casa Europa, em São Paulo.

2. Ceviche de peixe e palmito pupunha

Outro prato refrescante e muito saboroso é o ceviche de peixe e palmito pupunha. Criado pela chef Morena Leite, o menu leva ainda coco seco e banana chips. No lindo e aconchegante restaurante Capim Santo, no Rio de Janeiro, esse prato pra lá de leve é servido dentro de um coco. Fica muito bonito e apetitoso.

3. Burrata cremosa com folhas

Quem busca uma salada leve com proteína não pode deixar de provar a burrata cremosa com folhas, tomates em rama, alhos inteiros (para aromatizar e saborizar o prato), além de folhas de manjericão.

Para quem não sabe, a burrata é um queijo italiano muito cremoso. Esse exemplar de comida de verão vem em uma porção generosa e pode ser degustada no Corrientes 348, no Rio de Janeiro.

4. Sushi de berinjela com alho

Taí um prato que agrada tanto quem come como quem não come peixe. Justamente por isso você pode saboreá-lo com todos os amigos, apresentem eles ou não restrições alimentares.

Já que ser vegano está em alta, você fará bonito com a moçada. Essa delícia autêntica é servida no Sassásushi em São Paulo.

5. Hambúrguer de salmão

Os amantes de hambúrguer também ganharam uma opção hamburguesca de comidas de verão. Na composição da carne vai salmão e quinoa, já os acompanhamentos são pasta de abacate regado com azeite de trufas e molho shoyu, além das fatias de pão. Para saborear esse prato suculento e saudável, vá à Tartuferia San Paolo, em São Paulo.

6. Steak tartare de filé-mignon

Para quem não abre mão da carne vermelha, uma boa aposta é o steak tartare de filé-mignon picado na ponta da faca. É servido com gema de ovo de codorna e salada verde ou batatas canoa. Prove essa delícia suculenta no Charbon Rouge, no Rio de Janeiro.

7. Cheesecake gelado de frutas vermelhas

Essa receita clássica americana está totalmente incorporada no cardápio brasileiro. Quem prova um cheesecake de frutas vermelhas começa a “comer a sobremesa com os olhos”, já que a beleza é um dos pontos altos dessa delícia.

No La Griglia, em São Paulo, o cheesecake é servido com uma bola de sorvete de creme. A cara — e o sabor — do verão.

8. Petit gateau speciale

Quando se fala em sobremesa, o chocolate é a preferência de muitos. No verão, nada melhor do que combinar o ingrediente irresistível dos chocólatras ao sorvete.

Para saborear uma sobremesa requintada nos dias mais quentes, aposte no petit gateau speciale do restaurante Davvero, em São Paulo. Além do bolinho de chocolate, a iguaria leva doce de leite, chocolate belga meio amargo e, é claro, uma bola de sorvete de creme. Irresistível!

9. Torta de limão

Essa sobremesa não poderia deixar de figurar nossa lista. A razão? É difícil encontrar alguém que não gosta de torta de limão.

Aliás, boatos apontam que a torta de limão do restaurante Talho Capixaba, no Rio de Janeiro, tem sabor inigualável. Se você for lá experimentar, conta pra gente.

Gostou das dicas de comidas de verão? Convide a família e os amigos para apreciar esses deliciosos menus junto com você.

Ah, se você quer deixar seus contatos com água na boca, compartilhe este post em suas redes sociais!

COMPARTILHE O POST:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *