Como lavar camisa social? Conheça algumas dicas interessantes

  | Leitura: 6 min
29 de novembro de 2021

Para se vestir sempre bem é preciso mais do que comprar roupas de boa qualidade. Para que as peças se mantenham como novas, você deve fazer a sua parte. E isso significa lavar e passar corretamente, além de atentar para a forma de guardar as camisas. Assim, você não corre o risco de chegar logo cedo na empresa e estar com sua camisa manchada ou muito amarrotada. Pega muito mal e todos reparam!

Para não passar por essa saia justa, preparamos algumas dicas de como lavar e passar as camisas sociais. Por fim, trouxemos maneiras adequadas de guardá-las. Aproveite e fique impecável… sempre!

Como lavar camisa social?

Entre as duas opções abaixo, a gente diz: depende de alguns fatores. Veja quais são eles!

Lavar à mão

Se você quer saber como lavar camisa social à mão, a dica é começar separando as camisas brancas das coloridas. Na lavagem, as peças devem ficar de molho em sabão neutro (para não danificar o tecido) — para lavar uma única camisa, uma colher de sopa de sabão em pó basta. Deixe nessa mistura de 10 a 30 minutos, dependendo da quantidade de sujeira. Deixar o tempo máximo é fundamental para que as manchas mais difíceis de serem removidas absorvam a solução ao máximo. 

Entretanto, se elas forem resistentes, use um bom produto específico para tirar manchas, mas esqueça aqueles à base de cloro, como a água sanitária, por exemplo, pois podem estragar a sua camisa. Depois, pegue a peça e veja se restam manchas. Nesses locais, esfregue suavemente.

Em seguida, enxágue-a colocando água no balde e escaldando a peça. Repita esse processo até retirar todo o sabão. Na última água de enxágue, coloque uma colher de sopa de amaciante (para uma camisa). Deixe lá por 20 minutos. Enxágue e pendure a camisa.

São indicadas para lavar à mão as camisas com tecidos delicados, como linho, seda, lã e camisas bordadas e com apliques.

Lavar na lavadora

Antes mesmo de pensar em colocar sua adorada camisa na máquina de lavar, observe se na etiqueta vem marcado que a peça pode passar por esse processo. Visto isso, a dica é lavar a camisa social na função “delicado”. Por isso, se você usa muita peça nesse estilo, antes de comprar a máquina, verifique se ela possui esse modo. Em caso positivo, basta seguir as instruções do fabricante.

No entanto, se a peça for de linho ou de seda, prefira a lavagem à mão para, dessa forma, manter sua peça bonita por muito mais tempo.

Como secar camisa social?

A primeira coisa que você deve saber é que a sua camisa social deve ficar bem longe da secadora de roupas. Isso porque muitas delas comprimem o tecido durante o processo de secagem, diminuindo o tamanho da peça. 

Então, não tem jeito. O ideal é pendurar as camisas no varal e deixar secar ao sol fraco ou à sombra em local bem ventilado. E aqui vai uma dica importante: ao fixar as camisas no varal, use cabides em vez de pregadores, pois eles costumam marcar tecidos delicados.

Como passar camisa social?

Agora, sua camisa social já está quase pronta para ser guardada. Assim, após descobrir como lavá-la e secá-la, você aprenderá a passar. A primeira coisa a saber é que esse processo deve ser feito parte por parte. Ou seja, gola, ombros, punhos etc., sendo que o melhor é começar pela gola. Veja os passos!

Gola

Primeiramente, coloque o ferro de passar roupas na temperatura indicada na etiqueta. Se não houver indicação, prefira sempre usar o ferro menos quente (sobretudo para os tecidos de seda) e só aqueça mais, caso perceba que as rugas não estão esticando.

Enfim, para passar a gola da camisa social, mantenha-a bem esticada em cima da tábua e movimente o ferro sobre ela, sempre do centro para as pontas. Repita o processo nas duas partes, interna e externa.

Ombros

Para passar a camisa na região dos ombros, encaixe a camisa na extremidade da tábua. Assim, o ferro deslizará mais facilmente. O processo deve ser feito frente e verso, e nos dois ombros.

Punhos

Os punhos devem ser passados abertos para facilitar o trabalho, já que, dessa forma, ficarão mais esticados. O ideal é começar pela parte interna e depois ir para a externa, dando o acabamento perfeito. Na hora de passar a parte com botões, tome cuidado para que o ferro quente não passe sobre eles.

Mangas

Para passar as mangas, comece o movimento por onde preferir, do punho em direção aos ombros ou vice-versa. Além disso, é fundamental fazer o processo dos dois lados.

Parte da frente

Nessa fase, você começará desabotoando a camisa e, depois, passará uma parte de cada vez, interna e externamente. Ao chegar perto dos botões, passe o ferro ao redor de cada um e nunca sobre eles.

Parte de trás

Comece esticando a parte de trás da camisa social sobre a tábua. Depois, passe o ferro no sentido da barra até a gola. Nessa fase, é fundamental fazer os movimentos cuidadosamente para não amassar as partes já feitas.

Como guardar a camisa social?

O ideal é guardar a camisa em cabides para que não se amarrotem. Além disso, evite encostar demais uma camisa na outra — já pensou ter que passá-la de novo? Finalmente, prefira ordená-las por cores, já que isso facilitará na hora de pegar a peça para combinar com o restante do look, e também o fará descobrir se já está na hora de comprar uma camisa nova.

Se você tomar todos os cuidados mencionados, verá que suas camisas sociais se conservarão por mais tempo — ou até o dia em que você decidir adquirir uma camisa novinha. Ah! As dicas valem tanto para camisas masculinas quanto para as femininas!

E então, gostou das dicas de como lavar camisa social? Acha que seus amigos também curtirão nossas sugestões? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais!

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.