Culinária internacional: traga o melhor do mundo para o seu prato

  | Leitura: 6 min
30 de novembro de 2021

Apaixonado por gastronomia? Então, que tal levar os melhores pratos da culinária internacional para a sua casa?

Nest post, vamos apresentar seis pratos de várias partes do mundo, mas que são simples de fazer e vão transformar você em um chef internacional, pronto para impressionar família e amigos.

Você vai conhecer o Chili com carne do México, o Goulash da Hungria, as Empanadas da Argentina, o Poutine do Canadá e o Gemista da Grécia.

Pronto para essa volta ao mundo em seis pratos? Então, continue lendo e anote já nossas receitas.

Conheça alguns pratos da culinária internacional

A comida de um lugar não conquista só pelo seu sabor, mas ajuda a contar também a história de um país e da sua gente. E ter a oportunidade de conhecer algumas dessas receitas é como poder viajar um pouquinho para cada um deles e mergulhar um pouco na sua cultura.

Cozinhar alguns desses pratos, então, eleva a experiência para outro nível, e é para esse ponto que queremos te levar.

Veja como preparar cinco delícias

Chili com carne do México

Procurando um petisco apimentado e muito saboroso para comer com os amigos? Então você está procurando o chili com carne do México. Trata-se de um molho feito com carne moída, tomate, pimenta vermelha, páprica e feijão. Tudo deve ser cozido junto e pode ser servido com queijo e as famosas tortilhas mexicanas ou arroz.

Goulash da Hungria

Trata-se de uma sopa/cozido típico da Hungria, que leva carne de vaca picada, às vezes carne de porco, temperadas e cozidas com farinha, cebola, louro, tomilho, alho, páprica e uma xícara de vinho tinto.

Cozinhe por umas duas horas, até tudo ficar macio, com um caldo encorpado e com os sabores bem concentrados. Perfeito para os dias mais frios.

Empanadas da Argentina

Equivalente ao nosso pastel, as empanadas argentinas roubam a cena pelo sabor da massa, que é feita com banha, e por serem assadas. O recheio pode levar o que você quiser, mas quase sempre vem com carne, cebola, especiarias, azeitonas e ovos cozidos. 

A massa é feita, basicamente, com farinha de trigo, banha, água e sal a gosto. Convém deixar na geladeira por pelo menos 20 minutos antes de usar para rechear e assar.

Poutine do Canadá

Esse também é ideal para fazer para os amigos petiscarem ou ainda nos dias frios. O Poutine nasceu em Quebec e nada mais é do que uma porção de batatas fritas cobertas com queijo do tipo coalho derretido e molho gravy, que é um molho de carne feito com carne de gado, que pode incluir bacon e até foies gras. Parece simples, mas o sabor é inigualável.

Gemista da Grécia

Gemista ou Yemista (recheado em grego) é o famoso prato grego com vegetais cozidos e recheados, em geral tomate ou pimentão. É feita com arroz, carne moída, tomate e cebolas picados, hortelã, sal e pimenta a gosto. Tudo é cozido com um pouco de água e depois vai rechear o vegetal escolhido. Este vai ao forno para ser assado e regado com uma mistura de azeite e água por 40 minutos.

Simples, saboroso, fácil de fazer e ainda pode ajudar a dar um fim útil para aquela sobrinha de arroz ou carne moída que está rolando na geladeira e você não sabe o que fazer.

Pesto da Itália

Trata-se de um dos molhos mais famosos do mundo e que vai transformar aquele seu macarrãozinho sem graça em um grande prato para impressionar em um primeiro encontro, por exemplo. A mágica acontece com a mistura de manjericão, alho, pinhões (que podem ser substituídos por castanha) e queijo.

A receita, muito comum na Riveira italiana, vai bem no verão, mas pode ser consumida o ano todo. Vale experimentar ainda como recheio de bruschettas, sanduíches e acompanhando carnes, como a de cordeiro.

Saiba onde comer

Agora, se bateu preguiça e você não quer ir para a cozinha, ou ainda se você quer experimentar a receita primeiro para saber se vale a pena preparar em casa para a família e os amigos, saiba que no Rio de Janeiro e em São Paulo já existem restaurantes que servem algumas dessas iguarias:

  • Applebee’s — tem no Rio e em São Paulo e oferece o prato Nachos Nuevos, que é uma porção de tortilhas coloridas cobertas por queijos, alface, pico de gallo, cream cheese, jalapenos e molho chili de carne;
  • Outback — também presente nos dois estados e tem em seu cardápio a Aussie Cheese Fries, batatas fritas com cobertura de mix de queijos e bacon e toque de molho Ranch, que lembram bem o Poutine Canadense;
  • Oia Cozinha Mediterrânea — fica na Zona Sul do Rio de Janeiro e pode ser uma boa opção para experimentar a gemista grega. Se você estiver em São Paulo, vale ir ao Myk, que fica nos Jardins;
  • La Guapa — é o restaurante da badalada chef Paolla Carosella, que fica em São Paulo, e que é especializado em empanadas argentinas. Os recheios variam da clássica salteña (carne e ovos), à vegetariana e até doce. Vale a visita;
  • A Polonesa — fica em Copacabana, na Zona Sul carioca, e é especializado na culinária polonesa, outro país que adotou o goulash como prato típico. Vale a pena conferir;
  • Emiliano — um dos mais famosos restaurantes italianos de São Paulo, onde você poderá comer um bom pesto. Se estiver no Rio, vale ir até a Casa do Sardo, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.

Como vimos, a culinária internacional é rica de sabores e influências e não, necessariamente, é difícil de fazer aí na cozinha da sua casa. 

Você pode arrasar com um prato canadense, que leva batatas fritas, queijo e molho; uma sopa húngara que pode ser muito boa nos dias mais frios ou ser o prato principal de um domingo; ou ainda promover um festival de empanadas na sua casa com os amigos e família.

Na dúvida, vale ainda frequentar alguns restaurantes, experimentar os sabores e ver o que você quer transportar para a sua cozinha.

Agora que você já deu a volta ao mundo em seis pratos, que tal deixar o seu comentário aqui embaixo dizendo o que achou?

COMPARTILHE O POST:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *