Dia do Cinema Brasileiro: 6 filmes que todo mundo deveria assistir

Dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Clique no artigo e confira seis opções de filmes que todo brasileiro precisa assistir.
  | Leitura: 4 min
15 de junho de 2022

Você sabia? Dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida em homenagem a Afonso Segreto, ítalo-brasileiro e primeiro cinegrafista e diretor do país. Foi Segreto que registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898. Bem legal, não é?

Depois de Afonso, o Brasil já fabricou diversas obras da mais alta qualidade que foram sucesso de público e crítica, ganhando, inclusive, os cinemas internacionais. Pensando nisso, preparamos uma pequena lista com seis filmes que todo mundo deveria assistir para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro!

Confira a lista com seis filmes e escolha qual assistir no Dia do Cinema Brasileiro

1. Cidade de Deus

Não dá para falar em filmes que todo mundo deveria assistir para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro sem citar o lendário “Cidade de Deus”. Considerado como uma das obras mais relevantes da história em nosso país, seu roteiro traz um retrato forte sobre a realidade da região que deu origem a uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro.

Dirigida pelo renomado Fernando Meirelles, que fez um trabalho  brilhante e depois seguiu para Hollywood, a trama conta a história de Buscapé, um jovem pobre e negro, que cresce em um universo de muita violência e precisa se virar para se manter afastado da criminalidade e dos perigos da comunidade controlada pelo famigerado Zé Pequeno.

2. O Auto da Compadecida

Poucos filmes conseguem retratar tão bem características do nosso país como “O Auto da Compadecida”, que fala de fé, pobreza e muito do famoso jeitinho brasileiro. Baseado em uma peça teatral do romancista brasileiro Ariano Suassuna, escrita no distante ano de 1955, a trama permanece arrancando risadas e emoções do público até os dias de hoje.

Isso ocorre porque o enredo ambientado no sertão nordestino usa personagens típicos das histórias de cangaceiros e retrata assuntos que tocam o coração de qualquer pessoa, como aventuras de amor, amizade e redenção. Entre os pontos altos, estão as andanças e frases de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), que caíram no gosto popular.

3. Tropa de Elite

Em nossa lista de filmes que todo mundo deveria assistir para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro, jamais poderíamos deixar de citar “Tropa de Elite”. Trata-se não apenas de uma de nossas maiores bilheterias, mas também de uma obra que levantou polêmica antes do lançamento, com o vazamento de uma edição pirata que fez um estrondoso sucesso e parou o país.

Na trama, é narrada a história de Capitão Nascimento, um policial e também um homem em conflito, dividido entre arriscar a sua vida ou deixar a corporação para ficar com sua família. Curiosamente, o roteiro é baseado em um livro com fatos reais, escritos por Rodrigo Pimentel, ex-comandante do BOPE. Entre as premiações recebidas, está o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim de 2008.

4. Que Horas Ela Volta?

O filme “Que Horas Ela Volta?” é uma curiosa mistura de drama e comédia, por conta da trama que confronta as diferentes realidades do Nordeste e Sudeste do Brasil. Relata a chegada da personagem Jéssica à São Paulo, para prestar vestibular, ficando acomodada na casa onde sua mãe trabalha como doméstica. Como a jovem é autêntica e tem personalidade forte, isso gera muita confusão, conflitos e boas risadas.

5. Central do Brasil

É quase impossível falar em cinema brasileiro sem citar “Central do Brasil”, de 1998. Além de ser um clássico, ele é protagonizado por Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar pela obra. A comovente história narra o encontro de Dora e Josué, um menino de rua que perdeu a mãe em um acidente e que anseia por encontrar o pai que mora longe e que nunca conheceu.

6. O Pagador de Promessas

Para muitos especialistas, “O Pagador de Promessas” é o maior filme da história do cinema nacional. Lançado no já distante ano de 1962 e inspirado em uma peça de Dias Gomes, foi altamente premiado, com destaque para a Palma de Ouro de Cannes e uma inesperada indicação ao Oscar. A trama aborda as relações entre o homem e instituições de poder, especialmente a religião e suas complexidades.

Agora, você já está pronto para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro! Prepare a pipoca e se delicie com essas incríveis produções feitas em solo nacional!

Gostou de conhecer os 3 filmes que todo mundo deveria assistir no Dia do Cinema Brasileiro? Então, que tal compartilhar o post em suas redes sociais?

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.