Dia Internacional Contra a Homofobia: 5 filmes e séries para assistir

Você sabia? Dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia. Aproveite a data para assistir filmes e séries que abordam o assunto.
  | Leitura: 4 min
17 de maio de 2022

Você sabia? No dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia. A data foi escolhida para promover a luta contra o preconceito que é sofrido por pessoas LGBTQIA+. A ideia é aumentar o conhecimento da população por meio de eventos, publicações e produções audiovisuais que abordem o tema.

Em diversos streamings, como a Netflix e a Amazon Prime, é possível encontrar séries e filmes com narrativas superinteressantes sobre o universo da transexualidade, pansexualidade e homossexualidade. Neste artigo, vamos apresentar uma lista para que você possa descobrir um pouco mais sobre o assunto e compreender as lutas e conquistas LGBT. Continue lendo! 

Por que reservar um tempo no Dia Internacional Contra a Homofobia para assistir a filmes e séries?

Todos os dias são publicadas notícias sobre crimes que somente são praticados pela ignorância e preconceito. Infelizmente, o Brasil é o país do mundo onde há mais suicídios e assassinatos LGBT. A homofobia é assassina e provém da cultura, do descaso da polícia, do desleixo da sociedade. Essas execuções covardes são originadas pela intolerância de colegas, amigos, irmãos e pais.

Por isso, neste dia, é importante reservar um tempo para conhecer a história de muitos ícones da luta por direitos LGBTQIA+. Além disso, essas produções retratam as pessoas LGBTs de maneira explicita e não estereotipada, como costumava ser por muitos anos no audiovisual. Os filmes e séries também são uma ajuda para que os LGBTSQIA+ se sintam não apenas representados, mas em um lugar de destaque. 

5 produções audiovisuais para você assistir no Dia Internacional Contra a Homofobia

Algumas produções fazem sucesso e se tornaram bastante populares nos últimos tempos. Apesar de haver pouca representatividade assexual, pansexual, intersexo, bigênero, não-binária e outras, já existem diversos filmes e séries que podem ajudar a humanidade a conhecer melhor a comunidade LGBT. Veja, a seguir, algumas produções relevantes!

1. Orange is The New Black

Orange Is The New Black é uma comédia apresentada na forma de série que revela a história de uma mulher presa em uma penitenciária feminina. Ela foi condenada a cumprir 15 anos na prisão em virtude de um crime que cometeu para ajudar a sua namorada a transportar dinheiro proveniente de tráfico.

2. Grace and Frankie

A série Grace and Frankie relata a vida de duas esposas que descobrem que os seus maridos são amantes e não colegas de trabalho. Ambas se unem para ter companhia na terceira idade, enquanto Robert e Sol se casam e aprendem a viver fora do armário.

3. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Esse é um filme nacional que narra uma situação vivenciada por Leonardo, que é adolescente e cego, razão pela qual precisa enfrentar dois tipos de preconceitos distintos. O rapaz se apaixona por um colega da escola, sofre bullying e outras dificuldades comuns na adolescência.

4. Sense8

Sense 8 é a série original da Netflix que mostra a história de várias pessoas que estão conectadas em várias partes do mundo. Elas têm crenças, identidades de gênero, orientações sexuais, etnias e nacionalidades diferentes, estão interligadas e entram em harmonia, mas passam a ser cassadas.

5. Boys

O filme holandês Boys trata sobre a vida de dois adolescentes que descobrem a sua homoafetividade. Eles passam as férias de verão juntos e percebem que estão vivendo o primeiro amor. Ambos se sentem confusos, apaixonados e precisam enfrentar o preconceito dos amigos e da família.

Enfim, esses são os cinco filmes e séries para assistir Dia Internacional Contra a Homofobia! Essas produções vão trazer novos aprendizados sobre a homossexualidade e outros temas relacionados. Aproveite para fazer uma pipoca e chame outras pessoas para assistir essas histórias empolgantes.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.