Saiba agora mesmo como limpar tênis da forma correta

  | Leitura: 4 min
29 de novembro de 2021

Manter o tênis limpinho e conservado por mais tempo dá um certo trabalho, não é mesmo? Mas com as dicas certas e uma boa dose de paciência e cuidados, o seu tênis pode ficar limpo e com uma aparência de novo.

Como os tênis são fabricados em diferentes tipos de materiais e cores, existe um procedimento de limpeza específico para cada um deles. Afinal, limpá-los corretamente é essencial para não danificar o tecido e a qualidade do item.

Para facilitar a sua vida, apresentaremos algumas dicas importantes para limpar tênis de forma correta. Para isso, separamos os tipos de tênis em categorias. Confira!

Tênis branco

O tênis branco é aquele item curinga que todo mundo precisa ter no armário. Além de combinar com todos os looks, é possível usá-lo em diversas ocasiões. Entretanto, manter esse calçado limpo pode ser um grande desafio. Por isso, alguns truques básicos ajudam nessa hora!

A combinação entre sabão em pó e água é a receita preferida da maioria das pessoas. Quando o tênis não estiver muito sujo, essa lavagem é suficiente. No entanto, se ele estiver bastante encardido e com manchas, o trabalho será maior.

Além de água e sabão, você pode utilizar algumas receitas caseiras, como:

  • pasta de dente: espalhe o creme dental no local da mancha e esfregue com uma escova de dentes. Depois, remova o produto e lave o calçado normalmente;
  • bicarbonato de sódio: misture o bicarbonato com um pouco de detergente líquido neutro, criando uma pastinha. Aplique a mistura no tênis, esfregue e prossiga com a lavagem normal;
  • vinagre branco: separe um balde com água e dilua um copo de vinagre branco. Coloque o tênis na mistura e deixe de molho. Em seguida, esfregue e enxágue bem.

Tênis de camurça

Por se tratar de um material delicado, o tênis de camurça requer uma limpeza com cuidado maior. Isso porque, se você não utilizar os produtos e as técnicas certas, pode estragar totalmente o seu tênis.

De modo geral, a maneira mais simples e conhecida de limpar o tênis de camurça é usando uma mistura de duas colheres de água e uma colher de condicionador. Primeiramente, umedeça um pano limpo com essa mistura e passe sobre o tênis sujo. Realize movimentos na mesma direção, sem esfregar com muita força.

Conforme o pano for secando, passe-o de novo na solução e, ao final, deixe o sapato secar na sombra. O segredo é não colocar força para não desgastar a camurça.

Tênis de tecido, pano ou lona

Para esses tipos de tênis, o ideal é lavar em água morna e com um detergente suave ou sabão em pó, misturando até formar espuma. Se você deseja economizar tempo e esforço, pode colocá-los na máquina, porém, é necessário ter cuidado para não estragar a forma, os adesivos e as estampas dos calçados.

Após aplicar a solução e esfregar, enxágue bastante com água corrente para que o tecido não endureça depois da secagem. De preferência, coloque-os para secar na sombra e em uma superfície plana, pois secar ao sol pode esvanecer a cor.

Tênis de couro

Para manter o aspecto de conservado, a limpeza do tênis de couro necessita de uma atenção especial. Como o couro é bastante sensível à água, é interessante limpá-lo utilizando apenas uma flanela macia, passando-a delicadamente sobre a superfície e o interior do calçado. 

Além disso, você pode usar uma mistura de água com sabão neutro e esfregar com o auxílio de uma escova de cerdas macias. Em seguida, remova o excesso de produto com um pano úmido e deixe secar à sombra.

Vale ressaltar que os tênis de couro não devem ser lavados na máquina ou mergulhados no balde ou no tanque. Isso pode ressecar o material e comprometer a qualidade do produto.

Antes de limpar os tênis, procure verificar a etiqueta com as instruções para conhecer os cuidados que devem ser seguidos. Assim, colocando nossas dicas em prática, você deixa os seus tênis sempre limpinhos e em boas condições.

Se você gostou deste conteúdo sobre como limpar tênis, não deixe de curtir a nossa página do Facebook, assim você fica por dentro das nossas dicas!

COMPARTILHE O POST:

No data was found

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.