Dia 5 de outubro é o Dia do Empreendedor. E nada melhor do que buscar inspiração em grandes negócios que ensinam, se não receitas prontas e acabadas, histórias que, adaptadas a novas situações, podem, sim, servir como guia. Selecionamos 10 livros para empreendedores que contam os caminhos já percorridos por grandes empresas. Confira:
1 – A marca da vitória (Nike)
É a única biografia da lista. Mas a vida de Phil Knight confunde-se com a da Nike. No livro, ele conta como, aos 24 anos, decidiu abrir a empresa que, a princípio, faria apenas a importação dos tênis Asics/Tiger do Japão para os Estados Unidos. Como se sabe, o negócio prosperou – e ganhou nova forma.
Se você for capaz de entender a imaginação de sua clientela, a vitória é certa. A Starbucks conseguiu isso porque não serve apenas café, mas experiência.
Para entender a maior empresa de hotelaria do mundo – é mais valiosa que as redes Hilton e Marriott –, que não é dona de um único quarto. Este é o primeiro livro dedicado exclusivamente ao fenômeno Airbnb.
A história do Alibaba começa em 2000, e sem relação com o e-commerce. Depois de uma crise sanitária (muito menor que a de hoje), reinventou-se (veja mais sobre isso aqui). A empresa, porém, só ficaria largamente conhecida no mundo ocidental em 2014, quando fez a maior entrada na Bolsa de Valores de Nova York da história, com um IPO maior que os do Google, Facebook e Twitter juntos.
5 – A loja de tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon
Mais uma gigante do e-commerce, que nasceu (pioneiramente) vendendo livros através da internet (e, na sequência, e-books, com a criação do Kindle, pela própria Amazon). Mas, como se sabe, não ficaria só nisso.
6 – Mc Donald’s – behind the arches
O primeiro livro a narrar como Ray Croc causou uma verdadeira revolução alimentar mundial, ao tornar-se dono do McDonald’s.
7 – Incrivelmente simples (Apple)
Na Apple, a Simplicidade é mais que um princípio de design levado ao extremo a cada novo iProduto. Trata-se de um valor que permeia todos os níveis da organização. Foi o que a ajudou a driblar a falência, em 1997, para se tornar a empresa mais valiosa do planeta, em 2011.
8 – Nada Easy (Easy Taxi)
Um relato de Tallis Gomes sobre o início de seu negócio, que escalou em quatro anos a 35 países. Como o título sugere, não foram poucas as dificuldades para um empreendedor saído de uma cidade pequena e origem simples.
9 – Built to last (várias)
Neste livro, originalmente uma pesquisa universitária com seis anos de duração, os autores listam 18 companhias e investigam o que as fez serem construídas para durar. Eles perguntam o que elas têm de verdadeiramente excepcional, em comparação às demais, e quais são as práticas comuns entre elas.
10 – Rebeldes têm asas (Reserva)
O CEO da Reserva, Rony Meisler, narra os 10 primeiros anos da marca, falando de inovações, crises, oportunidades, criatividade e propósito. Não é por nada, não, mas é imperdível.
Por falar nisso, também será imperdível o festival “O que o futuro (do varejo) nos Reserva?”. Vale não apenas para varejistas, mas para qualquer empreendedor. Inscrições aqui.