Entrou em cartaz nesta quinta (20) mais uma exposição individual de Keith Haring. Desta vez, no prestigiado Museu Folkwang, de Essen, na Alemanha. Nada anormal, embora o artista tenha morrido há 30 anos, e com apenas 31 de idade. O que só reforça sua importância singular na pop art.
Nascido em Reading, na Pensilvânia, desde muito jovem descobriu sua vocação. Começou a estudar Artes Visuais em Pittsburgh, mas logo mudou-se para a vizinha Nova York. Foi lá que encontrou sua galera: artistas de rua que realizavam um trabalho alternativo ao produzido em galerias e museus, pintando em muros, no metrô e em clubs. Seguindo os passos de Basquiat, Christo e Warhol, decidiu que seu tipo de arte seria “pública”.
Embora tratasse o metrô como seu “laboratório” – e, por que não?, ateliê –, aos poucos Keith Haring foi conseguindo reconhecimento e espaço também nos meios tradicionais da arte. Entre 1980 e 1989, participou de dezenas de exposições individuais e coletivas.
O trabalho, supercomercial, rendeu também colabes com marcas como Swatch e Absolut. E, em 1986, ele decidiu criar sua própria loja, em que vendia camisetas com suas estampas, bonés, buttons, toy art.
Recebeu muitas críticas do meio artístico, mas não abandonou a ideia de tornar sua arte mais acessível. E passou a colaborar mais e mais com projetos sociais, chegando a produzir um mural com 900 crianças no 100º aniversário da Estátua da Liberdade.
Em 1988, foi diagnosticado com Aids. No ano seguinte, criou a fundação que leva seu nome, com o objetivo de deixar seu trabalho pra sempre vinculado ao apoio às crianças e às entidades que tratam a doença. Morreu em fevereiro de 1990.
Ano passado, a Reserva lançou uma coleção com o trabalho do artista, feita com o aval da Keith Haring Foundation. Trata-se da primeira coleção do ícone com uma marca brasileira, totalmente inspirada no universo pop.
O mix traz peças com referências retrô, como a coach jacket de nylon e a jaqueta jeans estampada de mangas bufantes – ícone dos anos 80. A coleção tem uma cartela de cores vibrante, e conta ainda com camisetas, polos e moletons. Pra completar, foram desenvolvidos tênis e shorts casuais que acompanham 3 modelos de patches.
Curtiu? Veja mais colabes da Reserva +
A alfaiataria esportiva da Umbro