No Dia do Homem, o Papo de Homem trouxe uma série de reflexões sobre masculinidades. Em sua ‘invasão’ no Instagram da Reserva, o grupo – responsável pelo filme “O Silêncio dos Homens“, entre outras ações de impacto – propôs uma série de desafios. Vamos reproduzir aqui todos eles, que têm como objetivo ajudar na construção de um futuro de mais equilíbrio para todos e todas.
Na primeira semana, começamos com o desafio de cuidar da gestão e das tarefas domésticas por 7 dias; semana passada, a proposta foi parar de fazer e rir de piadas homofóbicas ou machistas por (pelo menos) 30 dias.
Desta vez, o papo é sobre fazer terapia.
Com quem você dialoga sobre seus maiores medos e desafios? Você teria pelo menos 3 amigos para os quais poderia ligar no meio da madrugada pedindo ajuda caso enfrentasse uma crise emocional?
Alguns dados sobre o tema:
– 6 em cada 10 homens brasileiros afirma lidar com um problema emocional hoje (Fonte: Instituto PdH + Zooma Inc, pesquisa “O silêncio dos homens”). Os mais comuns, por ordem, são: ansiedade, depressão, insônia, vício em pornografia e, em seguida, vício em games, álcool e drogas;
– 7 em cada 10 homens afirmam ter dificuldades em falar sobre medos e sentimentos profundos com os amigos. (Fonte: Instituto PdH, pesquisa “Precisamos falar com os homens?”);
– 4 em cada 10 homens brasileiros afirmam se sentirem solitários sempre ou com muita frequência (Fonte: Instituto PdH + Zooma Inc, pesquisa “O silêncio dos homens”);
Solidão, silêncio e imaturidade emocional são muito comuns entre homens. Essa postagem é um convite para mudarmos essa realidade.
Desafio para a mudança:
– Convidar um amigo pra conversar e abrir seu principal obstáculo ou dor emocional. Convidá-lo a se abrir também. Ser vulnerável demanda coragem.
Semana que vem trazemos o quarto desafio da série, combinado?