Hoje é dia de doar

Banco de Alimentos lembra que doações caíram, mas número de pessoas em insegurança alimentar subiu
  | Leitura: 2 min
1 de dezembro de 2020
dia de doar

Em 2012, nos Estados Unidos, ficou estabelecido que a primeira terça-feira de dezembro ficaria conhecida como “Dia de Doar”. O (bom) costume aportou no Brasil nos últimos anos. Em ótima hora. Segundo a ONU, a pandemia fará com que a pobreza extrema dobre no Brasil no ano de 2020 – 9,5% da população viverá com menos de US$ 67 por mês, segundo conta do Banco Mundial.

Segundo Luciana Quintão, presidente da ONG Banco de Alimentos – parceira da Reserva no programa 1P=5P –, o número de doações aumentou no começo da quarentena, mas voltou a cair vertiginosamente nos últimos tempos. Ela faz uma convocação para este Dia de Doar:

– Nós, sociedade civil, temos um grande potencial de fazer transformações a partir dos problemas. É impressionante o desconhecimento que se tem no Brasil sobre a fome. O celeiro do mundo é o 7º país mais desigual do mundo. Há pesquisas que mostram que 52 milhões de pessoas viviam em insegurança alimentar, e esse número subiu para 80 milhões ao longo da pandemia – diz.

Através da OBA e do programa Mesa Brasil, do Sesc, a Reserva faz doações que ajudam a complementar 5 pratos de comida a cada peça vendida. De maio de 2016 para cá, mais de 40 milhões de refeições já foram complementadas.

– É necessário que entendamos o papel da solidariedade na transformação social. Enquanto iniciativa privada, começamos com doações para mudar a realidade de pessoas em insegurança alimentar, e assim surgiu o 1P=5P – diz Jayme Nigri, sócio-fundador da Reserva. – Em momentos como este que vivemos, a pandemia escancara desigualdades e torna latente a necessidade das doações, mas é importante termos em mente que o ato de doar pode se tornar algo perene, que independe de situações de emergência. É por isso que estamos há mais de quatro anos apoiando o combate à fome, através de parceiras com a ONG Banco de Alimentos e o Projeto Mesa Brasil – completa.

Você também pode fazer doações a partir de R$ 30/mensais diretamente para a OBA aqui.

COMPARTILHE O POST:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Inscreva-se na nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *